PUBLICIDADE

Cultura - Página 81

NDIHR organiza exposição virtual sobre Cuiabá

NDIHR organiza exposição virtual sobre Cuiabá

  O Núcleo de Documentação e Informação Histórico Regional (NDIHR) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MISC), organiza uma exposição virtual em comemoração aos 294 anos de Cuiabá.

Show “Na Mordida da Maçã” dia 30 na Casa do Parque
MONOFOLIAR

Show “Na Mordida da Maçã” dia 30 na Casa do Parque

O grupo Monofoliar estreia neste sábado (30) na Casa do Parque com o show Na Mordida da Maçã. Além de composições de autoria do grupo, o Monofoliar fará interpretações de compositores renomados como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Edu Lobo, Zé Renato e Lô Borges.   O grupo Monofoliar nasceu como um sexteto em 2009 em Cuiabá e hoje o trio é formado pelos músicos Jhon Stuart, Juliane Grisólia e Estela Ceregatti. E apesar de estar localizado fora dos grandes eixos de produção, reflete em sua criação artística a concepção de arte denominada “world music” (música do mundo, universal).   Através da realização de intensas pesquisas ao encontro de diversas culturas do mundo, inclusive da matriz cuiabana e também do universo musical interior presente em cada um dos músicos, o grupo estabelece um som próprio, onde as influências são transformadas e novos arranjos são elaborados em um repertório constantemente inovado e aperfeiçoado pelos músicos.   O Monofoliar tem composições de concepção instrumental, onde são atribuídos timbres e texturas diversas de instrumentos convencionais como piano, violão e pandeiro ou atípicos instrumentos como o mocho, muringa, didgeridoo, banjo, derbake, djambê, contrabaixo acústico, garrafas, taças, entre outros.   Dos trabalhos realizados desde então, destaca-se o show “Tilintar dos Cristais”, o show “Monofoliar” – que apresenta a formação de trio e novas composições, e o show “Mel de Melão” - voltado para o público infantil, que possui repertório autoral na soma de releituras de compositores locais ou com notoriedade nacional. Na despretensão de alcançar o alcançável os artistas irrompem a si mesmos através das sonoridades de seus corpos e o todo – sedimentar – Mono - foliar.   Faz agora sua primeira apresentação na Casa do Parque com o show Na Mordida da Maçã.   Serviço - A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, fundos do Parque Mãe Bonifácia. Reservas pelo telefone 3365-4789.   Sandra Carvalho – Da Editoria c/Assessoria Foto: Divulgação      

Goiabeiras Shopping lança exposição “Cuiabá-na-lente”

Goiabeiras Shopping lança exposição “Cuiabá-na-lente”

Em comemoração aos 294 anos de Cuiabá, o Goiabeiras Shopping e a Plaenge lançam nesta quinta-feira (28) a exposição “Cuiabá-na-Lente” do fotógrafo Rai Reis, uma homenagem a capital de Mato Grosso. As imagens em exposição ficam na praça central do shopping até o dia 14 de abril.

Orquestra sinfônica de MT retorna aos palcos em abril

Orquestra sinfônica de MT retorna aos palcos em abril

Um dos principais aparelhos artísticos do Governo de Mato Grosso, a Orquestra do Estado, retorna aos palcos mato-grossenses no próximo mês e anuncia agora o lançamento da nova temporada de concertos. Assim, a Orquestra dá continuidade a uma das metas do governador Silval Barbosa que é disseminar a cultura por todos os cantos de Mato Grosso, proporcionando lazer e permitindo o acesso a bens culturais de inestimável valor para população.