PUBLICIDADE

Cultura - Página 76

Ministério da Cultura vai premiar iniciativas jovens em comunicação

Ministério da Cultura vai premiar iniciativas jovens em comunicação

Para incentivar os jovens a produzir comunicação e cultura em todo o país, o Ministério da Cultura distribuirá 60 prêmios, de R$ 14 mil cada, para iniciativas inéditas. Podem concorrer jovens entre 15 e 29 anos, incluindo estrangeiros que moram no Brasil há mais de três anos. O projeto investirá R$ 1,1 milhão para iniciativas em todas as mídias, de preferência em formato livre de licenças, feitas por jovens, para  fomentar a cultura e revelar a diversidade do país.

Orquestra Jovem de MT se apresenta hoje em comemoração as 500 edições do Circuito

Orquestra Jovem de MT se apresenta hoje em comemoração as 500 edições do Circuito

         Por: Rafaela Souza   O jornal Circuito Mato Grosso comemora 500 edições e 10 anos de fundação neste dia 7 de agosto, brindando os leitores e parceiros com uma magnífica apresentação da Orquestra Jovem, ao ar livre e gratuita. O evento acontece nesta quinta-feira (7), na sede da empresa, a partir das 19 horas.

Crítica social é o tema principal da peça  ‘A Invasão’, de Dias Gomes

Crítica social é o tema principal da peça ‘A Invasão’, de Dias Gomes

Embora tenha sido escrito em 1960, o texto de Dias Gomes nunca foi tão atual. Há cerca de dois meses das eleições para os altos cargos da política brasileira, é oportuno observar que a única maneira de transformar a realidade a volta é se apodeirar do papel de protagonista, que é justamente ‘ser cidadão’. E um cidadão não troca seu voto por nada, seja dinheiro, produtos, oportunidades de trabalho, negócios ou qualquer interesse que não seja o melhor para a sociedade. Mais que isso, o cidadão acompanha a vida política e econômica, participa, cobra, faz valer os próprios direitos. 

O Gato de Botas e os pequis de ouro está de volta no Cine Teatro Cuiabá

O Gato de Botas e os pequis de ouro está de volta no Cine Teatro Cuiabá

Com uma nova roupagem e 22 atores em cena, o espetáculo O Gato de Botas e Os Pequis de Ouro, está de volta no Cine Teatro Cuiabá, no dia 13 de agosto, às 20h, em uma aventura espetacular. Com novos personagens, o espetáculo traz muita novidade.  Com ritmos, ação, dança, suspense e comédia, para todas as idades. Uma livre adaptação reunindo todas as histórias já contadas do Gato de Botas, o espetáculo trará aos espectadores mais que um conto de fantasias, danças típicas, como o cururu e o siriri. Além das intervenções de outras histórias, o texto aplica ao público da região um pouco das comidas típicas, locais turísticos e históricos, homenagens entre outros.

Jornalismo que investiga abusos do poder do Estado é destaque na Flip

Jornalismo que investiga abusos do poder do Estado é destaque na Flip

O jornalismo combativo e investigativo na luta contra os abusos do poder do Estado é destaque da Feira Internacional de Literatura de Paraty (Flip) neste sábado (2). A mesa que abre o quarto dia do evento, “Liberdade, liberdade”, terá os jornalistas norte-americanos Charles Ferguson e Glenn Greenwald.

Comércio informal lota ruas de Paraty por causa da Flip

Comércio informal lota ruas de Paraty por causa da Flip

Se dentro das tendas da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) as atenções estão voltadas para os autores no palco, do lado de fora, fica difícil deter o olhar com tantas atrações nas ruas do centro da cidade. A variedade impressiona: artistas itinerantes, cordelistas, tarólogos, artesãos, quituteiras, músicos e artistas de rua, pintores e índios de diferentes partes do Brasil mostram suas habilidades.  As noites frias de Paraty não desanimam os visitantes que permanecem nas ruas, nos bares e restaurantes após as programações da Flip. E é nessa hora que o comércio informal  ocupa as estreitas calçadas de pedras coloniais.

Carlos Lopes estreia “Vida Vivida” nesta quinta na Casa do Parque

Carlos Lopes estreia “Vida Vivida” nesta quinta na Casa do Parque

    Sandra Carvalho - Da Redação   Sagrado, eterno, telúrico e mágico. Estas palavras da professora e imortal da Academia Mato-grossense de Letras, Marília Beatriz Figueiredo Leite, definem muito bem a nova fase do artista plástico Carlos Lopes, materializada na exposição “Vida Vivida” que será aberta às 19 horas desta quinta-feira (31/07) na Casa do Parque, em Cuiabá, com entrada gratuita. A curadoria é de Magna Domingos.

Atividades culturais ao ar livre da Flip atraem escolas de fora de Paraty

Atividades culturais ao ar livre da Flip atraem escolas de fora de Paraty

A estudante Letícia Aníbal Gonçalves, 11 anos, saiu de Guaratinguetá, região do Vale do Paraíba, em São Paulo, às 5h30, com mais 22 colegas da Escola Professora Maria Giannico e chegou a Paraty, Costa Verde fluminense, às 11h. O motivo da viagem é a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa hoje (30).  Na Praça da Matriz, livros pendurados em árvores e espalhados por tapetes encantaram a menina.

Escritor cuiabano lança site de Drops Literários

Escritor cuiabano lança site de Drops Literários

Um minuto ou quase isso. A proposta do escritor Santiago Santos é essa: fisgar o leitor nas primeiras linhas e acabar antes que perceba que está lendo. O projeto Flash Fiction, nascido no Facebook em abril de 2013, ganha casa própria (www.flashfiction.com.br) para hospedar os minicontos que sairão do forno e as mais de 200 histórias já publicadas.

Cinema negro será tema do Latinidades em 2015

Cinema negro será tema do Latinidades em 2015

O Festival Latinidades 2014: Griôs da Diáspora Negra termina hoje (28) e já tem tema definido para a próxima edição em 2015: o cinema negro. Este é um tema que vem sendo pensado desde o início do festival, disse a idealizadora e coordenadora do evento, Jaqueline Fernandes.