PUBLICIDADE

Cultura - Página 60

Outubro é o mês do metal no Brasil; confira programação pelo País

Outubro é o mês do metal no Brasil; confira programação pelo País

Outubro traz uma vasta programação de shows para os apreciadores do metal em suas diversas vertentes. Da aguardada apresentação do Black Sabbath ao doom do Anathema, fãs do estilo ainda podem conferir os vocais de Dave Mustaine (Megadeth) e passear pelo rock ‘n’ roll do ex-Beatles Ringo Starr, com Ringo Starr & His All Starr Band.

13ª Goiânia Mostra Curtas exibe produções do interior do Brasil

13ª Goiânia Mostra Curtas exibe produções do interior do Brasil

Os curtas-metragens produzidos fora das capitais são destaque amanhã, 11 de outubro, na Curta Mostra Municípios, sessão das 14 horas na 13ª Goiânia Mostra Curtas, no Teatro Goiânia. A entrada é franca. O curador Fabrício Cordeiro selecionou 11 filmes, realizados em sete Estados.

Caleidoscópio chega com explosão de cores na Casa do Parque

Caleidoscópio chega com explosão de cores na Casa do Parque

Por: Jad Laranjeira Fotos: Divulgação   A exposição “Caleidoscópio” que será aberta às 19 horas desta quinta-feira (10) na Casa do Parque, em Cuiabá, reunirá artistas de diferentes perfis. Gonçalo Arruda e Charles Ribeiro de Mato Grosso e Ilton Silva de Santa Catarina exibirão suas obras que integrarão o espaço expositivo da casa numa verdadeira explosão de cores. “As obras que compõem a exposição Caleidoscópio são de tamanha alegria e colorido que fazem bem pra alma. São formas, mitos e danças que vão encantar o público”, avisa Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque.    Gonçalo Arruda, que começou sua carreira ainda criança, inspirou-se no artista plástico Adir Sodré e depois foi criando seu próprio estilo de pintar telas.  Com incentivo e apoio de sua mãe aos 14 anos começou a participar de atividades na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde aprimorou seu dom.   Seus quadros são os temas populares mato-grossenses como lambadão, rasqueado, cururu e siriri que o ramo das artes requer carinho e boa influência por onde passar ganhou oito prêmios em Mato Grosso. Irá expor na Casa do Parque 13 trabalhos novos.   “Precisamos de muita colaboração para expor as artes para o público, e a Casa do Parque é um ambiente agradável, conhecido e badalado, espero que vocês gostem, pois o olhar de satisfação das pessoas ao ver seu trabalho ali é muito gratificante”, diz Gonçalo Arruda.   As mandalas são as preferidas de Charles Arruda, objeto conhecido por ajudar na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida em torno da mandala e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem, uma arte muito usada pelos antigos povos.   E como Charles sempre gostou de produzir algo feito pelas suas próprias mãos, resolveu fazer uma mandala para presentear sua esposa. O presente fez sucesso entre os amigos e hoje ele faz disto sua profissão. Elas são comercializadas no interior do Estado e recentemente Charles as introduziu em Cuiabá.   “Caleidoscópio me trouxe uma grande expectativa. Estou produzindo mandalas novas para a exposição na Casa do Parque e espero que as pessoas gostem. Me sinto realmente muito feliz, pois é uma oportunidade de compartilhar o meu trabalho”, observa Charles.   Desta vez a Casa do Parque também traz um artista sul-mato-grossense. Ilton silva começou a pintar aos sete anos e aos 11 produziu sua primeira tela.    Além de pintor é entalhador e escultor. Suas primeiras obras refletiam a sua infância pobre em contato com a natureza, como peixes e cavalos.    Em 1991 percorreu Estados Unidos, Portugal, Alemanha e França. Aos 50 anos, Ilton reconhece que a Casa do Parque se revela um espaço cultural muito interessante para a área artística. Serviço: A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá- MT, Telefone: (65) 3365-4789.  

Zoológico de Brasília oferece programação diferenciada no Dia da Criança

Zoológico de Brasília oferece programação diferenciada no Dia da Criança

O Zoológico de Brasília terá uma programação diferenciada no próximo sábado (12) em comemoração ao Dia da Criança. Além de brinquedos, peças de teatro e fantasias de animais, as crianças vão conhecer os novos hóspedes que chegaram nesta quarta-feira (9) ao zoológico, como uma sucuri que ficará em um recinto novo, separada do público por uma parede de vidro.

Atriz Norma Bengell morre no Rio de Janeiro

Atriz Norma Bengell morre no Rio de Janeiro

A atriz Norma Bengell morreu na madrugada de desta quarta-feira (9), vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão. Ela foi internada no último sábado (5) no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul da cidade, e morreu por volta das 3h, segundo informações de parentes.

Balé do Sesiescola se apresenta na quinta

Balé do Sesiescola se apresenta na quinta

Integrar um caldeirão de culturas: essa é a tônica do espetáculo de ballet ‘Brasil...brasileiro’, que reunirá diversas manifestações artísticas nesta quinta-feira (10), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. A apresentação será realizada pelos alunos do Sesiescola, do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), unidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Ceja realiza tarde festiva nesta quarta-feira

Ceja realiza tarde festiva nesta quarta-feira

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) realiza nesta quarta-feira (9) uma tarde festiva para as crianças e adolescentes acolhidos em instituições de Cuiabá e Várzea Grande em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

Filho é registrado por mães homoafetivas

Filho é registrado por mães homoafetivas

Um menino terá no registro de nascimento o nome de duas mães. As mulheres, que são homossexuais, vivem juntas há 10 anos e decidiram ter um filho. Uma delas gerou a criança, em comum acordo com a companheira, por meio de inseminação artificial (fertilização in vitro), com sêmen de um doador anônimo.