PUBLICIDADE

Cultura - Página 56

Casa do Parque encerra 2013 inspirada na solidariedade de “Francisco”

Casa do Parque encerra 2013 inspirada na solidariedade de “Francisco”

Texto: Camila Ribeiro Fotos: Mary Juruna   A Casa do Parque abre as portas nesta quinta-feira (28) para a exposição ‘Francisco’, de autoria do artista plástico Junne Fontenele. Os amantes da arte e da religiosidade poderão conferir 14 obras inéditas, inspiradas em São Francisco de Assis, considerado símbolo da humildade e do amor aos pobres e aos animais.

Estudantes encenam clássico francês ‘Cyrano de Bergerac’
Edmond Rostand

Estudantes encenam clássico francês ‘Cyrano de Bergerac’

  Cyrano de Bergerac é um poeta, corajoso, excelente espadachim e dotado de nobreza de espírito. Como possui um enorme nariz e se considera feio, esconde o intenso amor que nutre por sua prima – a graciosa Roxana. Esta, por sua vez, apaixona-se por Cristian, um recém-chegado cadete da guarda. Para que sua amada não sofra uma desilusão, Cyrano empresta sua eloquente alma ao belo corpo de Cristian. Ele é quem escreve cartas apaixonadas, para que o cadete colha o beijo da vitória. Mas um terceiro e poderoso pretendente aparece, querendo se casar com a bela dama. O que fará Roxana? Qual será o desfecho dessa trama inusitada? Você pode conferir esta peça, encenada pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Livre Porto Cuiabá, e que é ambientada no século 17, de quinta (28) a domingo (1º/12), no Espaço Cultural Liu Arruda (TCE – Centro Político Administrativo), em Cuiabá, com sessões às 20h e também às 16h (no sábado e domingo). O ingresso tem valor promocional de R$ 10.

Oficinas gratuitas para quem trabalha com teatro

Oficinas gratuitas para quem trabalha com teatro

Uma intensa agitação no meio teatral mato-grossense é registrada neste final de ano. É o Festival de Teatro Cena MT/2013 a pleno vapor. Está acontecendo a sua etapa do festival, em Alta Floresta e, na próxima segunda-feira (02) terá início em Cuiabá a última etapa, com a realização de várias atividades, além da mostra de teatro de rua com a participação de grupos daqui e de outros estados. O Festival é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com os grupos de teatro de Mato Grosso.

Confira algumas atrações para o fim de semana

Confira algumas atrações para o fim de semana

Que tal um dose extra de boa música, livros e exposição neste fim de semana? Cuiabá reserva para você muitas atrações culturais, da música clássica ao samba, das artes plásticas à literatura. 

Teia Mato Grosso reúne 36 Pontos de Cultura com o Minc

Começa hoje (22), o grande encontro dos Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura de Mato Grosso, que reunirá 36 Pontos vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), na Teia Mato Grosso, Fórum dos Pontos de Cultura. Com o tema “Nos Caminhos do Mato: Tecendo a Rede”, a abertura será nesta sexta-feira (22), às 19h30, no auditório da Feira do Livro de Mato Grosso 2013, que está acontecendo no estacionamento do Pantanal Shopping.

“Filhas do vento” traz geração de atrizes negras à tela no Sesc Arsenal
O negro no cinema

“Filhas do vento” traz geração de atrizes negras à tela no Sesc Arsenal

Nesta quinta (21), a 3ª Mostra O Negro no Cinema leva à telona o premiadíssimo longa “Filhas do Vento”, estrelado pelas principais representantes das antigas e novas gerações de atrizes negras brasileiras, entre elas Taís Araújo e Ruth de Souza. O filme é um dos mais premiados do cineasta Joel Zito Araújo, homenageado pela mostra.

Qual a origem do Dia da Consciência Negra?

Qual a origem do Dia da Consciência Negra?

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695.

Mulher que acolheu escravos dá nome a parque urbano de Cuiabá

Mulher que acolheu escravos dá nome a parque urbano de Cuiabá

Uma negra alforriada que viveu em Cuiabá no final do século 19 e que teve papel importante na luta dos escravos daquela época. A história da personagem em questão, Mãe Bonifácia, passou a ser relativamente conhecida pela população da capital mato-grossense depois que o maior parque da cidade recebeu o nome dela.

Agricultura ainda é a maior fonte de renda dos quilombolas

Agricultura ainda é a maior fonte de renda dos quilombolas

As comunidades quilombolas, uma herança dos refúgios dos negros escravizados que começaram a se formar no século 16, vivem, praticamente, da agricultura familiar. Quase cinco séculos depois, esse tipo de organização existe de forma muito expressiva no país. São mais de 2.400 comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.