PUBLICIDADE
CUIABÁ 300

Espetáculo gratuito revive momentos marcantes da história de Cuiabá

O espetáculo tem duração média de uma hora e cinco minutos e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas

29/11/2019 15h10 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Espetáculo gratuito revive momentos marcantes da história de Cuiabá

Divulgação

De 29 de novembro a 01 de dezembro, sempre às 20h, o Ginásio de Esportes Verdinho, localizado no bairro CPA 1, será palco do espetáculo “Cuiabá 300”. Encenada pela Cia Cena Onze de Teatro, a peça conta a história de uma terra de luta e vitória, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista, Pascoal Moreira Cabral. A entrada é gratuita.



O espetáculo apresenta ao público o contexto social e histórico da fundação da capital mato-grossense, perspectiva essencial para compreender-se a Cuiabá contemporânea. A apresentação cênica percorre os diversos períodos da história do então pequeno vilarejo pertencente à Capitania de São Paulo e que sete anos depois, com a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real, para depois tornar-se cidade de Cuiabá.

A peça apresenta os principais momentos históricos da capital ao longo desses 300 anos, como a febre do ouro, passando por décadas de estagnação econômica e isolamento em relação aos grandes centros do litoral, até sua expansão, que ocorreu nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, com a famosa marcha para o Oeste e a expansão da Fronteira Agrícola.

“É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.



Entre o público selecionado para participar do evento estão reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas que estão em Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

O espetáculo tem duração média de uma hora e cinco minutos e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, dentre elas, por exemplo, a encenação da fundação de Cuiabá e o triste episódio em que a varíola arrasa a capital. Também fazem parte da peça, famosos personagens, como Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital. 

 

Serviço

O que: Espetáculo Cuiabá 300

Onde: Ginásio Verdinho - Bairro CPA 1,

Quando: de 29 de novembro a 01 de dezembro, às 20h

Gratuito

.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE