PUBLICIDADE
CULTURA EM CIRCUITO

Confira dicas para curtir seu fim de semana em Cuiabá no Garimpo Cultural

Coluna traz dicas para você aproveitar seu final de semana, com shows, apresentações, teatro, música e muito mais

13/10/2017 17h00 | Atualizada em 13/10/2017 16h22

Confira dicas para curtir seu fim de semana em Cuiabá no Garimpo Cultural

Luiz Marchetti

Atenção professores, pais e mães, parentes e colegas. Para o presente do Dia as Crianças, uma entrevista com uma especialista! Ela, eu sei, é eficaz ao escolher entres tantos bons autores.  Maria Teresa Carrión Carracedo, da Editora Entrelinhas, em poucas palavras nos comenta diamantes que a criançada merece ler!

MARCHETTI: Sabendo o quanto você aquilata cada página, capa e ilustrações de suas obras, pergunto: como é a diversão de publicar para crianças?

Maria Teresa Carrión Carracedo: Produzir livros infantis é uma grande e deliciosa brincadeira, mas levamos um ano e meio ou mais ilustrando uma história e os custos para reprodução são bem elevados. Mesmo assim, acreditamos que o talento dos autores e ilustradores mato-grossenses merece todos os nossos esforços para colocar essas obras à disposição dos leitores. Todas as edições que produzimos até o momento são memoráveis. Alguns títulos, no momento estão esgotados, como “O menino órfão e o menino rei”, e “Uma maneira simples de voar”, ambos de Ivens Cuiabano Scaff, têm histórias de bastidores que dariam, ambos, um livro à parte, de tão interessantes. Temos também verdadeiras joias, como “Bugrinho: que menino é esse?”, de Daniela Freire, ilustrado por Marcelo Velasco e “O homem que sujou o céu”, de Luciano Lacerda, ilustrado pelo artista plástico Benedito Nunes.

MARCHETTI: Dos seus lançamentos infantojuvenis mais recentes, o que você recomenda?

Maria Teresa Carrión Carracedo: “A mamãe das cavernas e a mamãe loba”, de Ivens Cuiabano Scaff com ilustrações de Marcelo Velasco [em um texto delicioso, este livro fala sobre a grande amizade entre os homens e os cachorros, desde que os nossos ancestrais moravam em cavernas]; “Jeri Kurireu: o menino que se reinventou”, de Daniela Freire com ilustrações de Daniele Dias [o livro apresenta a biografia do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon para jovens, uma das personalidades mais destacadas do século XX em todo o Ocidente. Ela começa em um lugar chamado Sesmaria do Morro Redondo, conhecido como Mimoso]; Pantanimais (edição colorida e edição especial para colorir), de Alexandre Azevedo e ilustrações de Léo Davi [é um livro ricamente ilustrado com ‘poeminhas’ imperdíveis e muito bem-humorados sobre os bichos do Pantanal]. Este livro conta com uma edição em grande formato, para colorir. Crianças e adultos adoram; “A serpente alada e outras histórias”, com textos e ilustrações do arte-educador João Batista Conrado [com três contos temperados de alegorias e encantos que levam à reflexão sobre o real valor de qualidades humanas como o amor, a justiça, a amizade e a solidariedade].

MARCHETTI: E livros infantis que marcaram a sua infância?

Maria Teresa Carrión Carracedo:As viagens de Marco Polo” (as aventuras de um mercador veneziano do século XIII no Oriente); “O livro das mil e uma noites” (histórias populares do Oriente compiladas em árabe no século IX sobre um rei da Pérsia e narradas por Sherazade); “Os cinco na Ilha do Tesouro”, de Enid Blyton (romance infantojuvenil de aventura e mistério).

Maria Teresa Carrión Carracedo, editora da Entrelinhas, é jornalista, profissional de propaganda e marketing e designer gráfica – com máster em edición pela Universidade de Salamanca.

Sarau Lá em Casa

Os feriadões servem para reafirmar nomes essenciais da nossa cultura. Música autoral, poesia e balada em festa na casa dos outros é a minha dica nº 1. Nesta sexta 13 de outubro, a partir das 19h, reserve sua entrada num sarau incrível. Os compositores Caio Mattoso, Luth Peixoto, Paulo Monarco e Rogê Além cantam suas mais novas criações enquanto Anna Marimon recita Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros, entre outros poetas. Numa noite com tantos artistas ‘da hora’, você vai querer também cair na dança, e nada melhor que a discotecagem de Fabrício Chabô. Ainda que em festa de cuiabano sempre caiba mais um, aqui os ingressos são limitados, por apenas R$ 20,00 você ainda desfruta do irreverente leilão com obras de arte de artistas mato-grossenses, apresentado pelo personagem Geraldi.  Ligue, faça a sua reserva e anote o endereço! Estive em todas as edições e super indico! 

INFO: (65) 99686 5898.

Thiago Vidotti

De rock clássico a hits do momento, “Pop up” é um projeto solo de Thiago Vidotti (vocalista) que une grandes clássicos de todos os tempos, nacionais e internacionais. Um show animado na Casa do Parque, em que Thiago assume o violão e Igor Bandeira cuida da percussão, dando uma roupagem acústica para o show. Neste sábado 14 de outubro às 21h. INFO: (65) 3365 4789 e 98116 8083. Confira outras dicas culturais e as crônicas de nossos especialistas aqui no CULTURA EM CIRCUITO!

MERCADO DAS PULGAS

A terceira edição do Mercado das Pulgas do Bar Metade Cheio acontecerá neste domingo 15 de outubro das 16h às 22h. O Mercado funciona com venda e troca de mercadorias, a maioria de segunda mão. Entre roupas, artesanato, discos, obras de arte, presentes e peças de colecionadores, com certeza você irá encontrar algo legal. O Metade Cheio fica na Rua Comandante Costa, 381, Centro Norte. INFO: (65) 3027 3896

Feira Cultural Chapada Sustentável

Em homenagem às melhores idades e aproveitando o Dia das Crianças, acontecerá neste fim de semana mais uma edição da Feira Cultural Sustentável em Chapada dos Guimarães, com diversas atividades como palestras, teatro, oficina de nutrição infantil, exposições fotográficas, música ao vivo, espaços para jogos como dama, xadrez e distribuição de sementes para preservação de espécies nativas da região. A Feira Cultural será sábado 14 de outubro na Praça Central de Chapada dos Guimarães das 17h às 22h. Eu vou!

MOSTRA AUDIOVISUAL COM OFICINAS

A Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT está se aproximando. De 23 a 27 de outubro! São projeções e oficinas diversificadas para estimular a prática do audiovisual. Dos 117 curtas-metragens recebidos pela organização, a comissão selecionou 55 filmes para exibição. Neste ano o festival conta com representantes de 13 estados brasileiros e de quatro países latino-americanos (México, Bolívia, Colômbia e Chile). Entre no site abaixo e confira os filmes selecionados! As inscrições para as oficinas ainda estão abertas. INFO: (65) 3615 8349/ www.mostrauniversitariaufmt.com

Domingo das crianças

No domingo 15 de outubro, o Zoológico da UFMT irá realizar o Abrace o Zoo no Dia das Crianças. Ali as crianças poderão assistir a apresentações de teatro e teatro de fantoches, visitar o zoológico, participar de oficinas de origami, fazer pinturas de animais no rosto, brincar no pula-pula, além de diversas brincadeiras e praticar slackline. O evento será de 9h às 17h, com intervalo de 12h às 14h. Grátis!

FONTE: Luiz Marchetti

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE