PUBLICIDADE
CUIABÁ 300 ANOS

Artistas lançam abaixo-assinado contra contratação de Romero Britto para criação de selo

Classe cuiabana cobra esclarecimento do prefeito Emanuel Pinheiro de selecionar Britto sem abrir diálogo com produtores culturais locais

Reinaldo Fernandes

Repórter

27/08/2017 15h50 | Atualizada em 28/08/2017 06h33 7 comentarios

Artistas lançam abaixo-assinado contra contratação de Romero Britto para criação de selo

Reprodução/Internet

Artistas visuais de Cuiabá lançaram um abaixo-assinado em protesto à contratação do artista Romero Britto para a criação de selo de comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá. O documento foi criado pela também artista plástica Ruth Albernaz neste sábado (26) em site de aglomerado de manifestação popular. Até o começo da tarde de hoje, já havia alcançado 402 das 500 (80%) propostas para a validação.

O movimento chamado de #nãoaRomerizaçãodeCuiabá cobra uma explicação do prefeito Emanuel Pinheiro pela escolha do renomado artista para criar o selo comemorativo. O artista Adriano Figueiredo diz que a classe foi "desrespeitada" com a preterição por Brito. Acesse a página do abaixo-assinado.

“Não sei por quê desse pensamento provinciano de que em Cuiabá não tem artista com qualidade o suficiente para produzir a homenagem nesta data tão importante para todos os cuiabanos. Particularmente, não tenho nada contra o Romero Britto, fico indignado pela exclusão da classe de artistas de Cuiabá que são capazes de produzir o selo comemorativo de Cuiabá”.

Ele diz que o abaixo-assinado, além de protestar contra a decisão, serve para cobrar do prefeito Emanuel Pinheiro a convocação de artistas plásticos de Cuiabá para um conversa sobre o projeto cultural em criação para a comemoração de 300 anos da capital em 2019.

“O prefeito sequer chamou a classe de artistas de Cuiabá para conversar sobre o assunto. Ele esqueceu que somos um dos criadores da cultura do povo, responsáveis por fazer entrar na história as manifestações culturais artísticas”, diz artista plástico e produtor cultural VIcente Paulo.

“Não entendo por quê o prefeito teve que ir para os Estados Unidos, para contratar um artista sem nem falar com os artistas da terra, que vivem a Cuiabá”, complementa.

Adriano Figueiredo diz que a decisão contribui para desvalorização dos artistas locais. “Os artistas de Cuiabá enfrentam uma situação complicada com o poder público, que sempre paga muito pouco e demora para fazer o pagamento. Agora vão para Miami para contratar um artista que sabemos ser caríssimo”.

 O prefeito Emanuel Pinheiro, em viagem pelos Estados Unidos, visitou o ateliê de Romero Britto na segunda-feira (21). Conforme a assessoria da prefeitura, nenhum acordo foi fechado com o artista, mas a negociação está em andamento. 

Segundo a assessoria, o  prefeito “trocou informações e expôs aquilo que tem planejado para potencializar a história e arte cuiabana”. 

“Emanuel pôde, não só explanar sobre as ações, como também ouvir sugestões e agregar conhecimentos que possam colaborar para a ampliação da cultura do município para o restante do mundo”.

“É um prazer fazer essa visita ao estúdio do renomado pintor e escultor brasileiro, que conquistou a América e o mundo através de suas obras. Tivemos a oportunidade de discutir novas ideias e colher um pouco de sua visão para a Cuiabá dos 300 anos. O processo ainda está em construção, ou seja, é um debate que tenho certeza que ainda irá dar frutos extremamente positivos para comemorarmos de maneira grandiosa essa data histórica para nossa Capital”, comentou Emanuel. 
 

7 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. https://youtu.be/7SsCkTmq7As?t=15m57s

  2. Realmente o prefeito foi infeliz em desvalorizar os artistas de Cuiabá.

  3. O pessoal costuma copiar o cara, não tentam criar nada de diferente, querem pintar apenas viola de cocho, cajú... Depois reclamam?

  4. quem é esse Romero..??? de onde veio, pra onde vai...???

  5. Pois e, Romero é um excelente artista de trabalhos espetaculares sem dúvidas, mas acho que poderiam apriveitar para demonstrar os trabalhos dos amigos cuiabanos também.

  6. Que pena que não se valorizou nossos artistas!

  7. Faço um no PowerPoint de graça se quiser!

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE