PUBLICIDADE
carnaval 2017

Portela terá que dividir com Mocidade título do Carnaval 2017

Mocidade Independente de Padre Miguel conseguiu mudar o resultado do campeonato carioca e vai dividir a taça

06/04/2017 09h44 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Foto: reprodução

Por Veja.com

A Portela terá seu título de campeã do grupo especial no Carnaval de 2017 dividido com a Mocidade Independente de Padre Miguel. A escola da Zona Oeste conseguiu mudar o resultado do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro durante uma reunião que ocorreu nesta quarta-feira na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), no centro do Rio.

Durante a votação, sete escolas de samba, incluindo a Mocidade, foram a favor da divisão do campeonato. Houve cinco abstenções, incluindo o Império Serrano, que voltou à elite dos desfiles ao vencer no grupo da Série A. A única contrária à decisão foi a Portela.

A discussão sobre a divisão do título começou no dia 20 de março quando a Liesa divulgou as justificativas dos jurados dos quesitos conquistados pelas agremiações nos desfiles do Sambódromo, na Marques de Sapucaí. O julgador Valmir Aleixo justificou a perda de um décimo da nota no julgamento do abre-alas da Mocidade Independente. De acordo com Aleixo, faltava um destaque que considerava importante para a apresentação do enredo na avenida. O problema é que a interpretação de Aleixo se baseava em informações da primeira edição do roteiro das escolas que é distribuído pela Liesa.

Na versão atualizada não constava mais a presença do destaque, retirado do enredo pela escola antes do carnaval. Com a falta da pontuação, a Mocidade se tornou vice-campeã com a diferença de um décimo.

Se a Mocidade tivesse conseguido a pontuação durante a apuração das notas seria a campeã deste ano, porque ficaria empatada com a Portela. O desempate, conforme foi anunciado no início da apuração, era o quesito comissão de frente, em que a Portela perdeu um décimo. Com os 30 pontos conquistados em comissão de frente, a Mocidade sairia vencedora. No dia da apuração, a Portela terminou com 269,9 pontos e a Mocidade ficou com o total de 269,8.

Comandada pelo carnavalesco Paulo Barros, a Portela desfilou com o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”, que exaltou grandes rios pelo mundo e como a água foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações. Já a Mocidade homenageou o Marrocos com o enredo “As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh”.

Através de seu Facebook, a Portela soltou uma nota informando que realizará na tarde desta quinta-feira uma coletiva de imprensa para tratar do assunto. “Na ocasião, o presidente Luis Carlos Magalhães e outros integrantes da diretoria vão se manifestar oficialmente sobre a decisão da Liesa de dividir o título do Carnaval 2017”, completa.

Enquanto isso, a Mocidade Independente de Padre Miguel, mais do que depressa atualizou os seus perfis nas redes sociais para adicionar o campeonato conquistado.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE