PUBLICIDADE

Estado ganha veículos de alta tecnologia que vão reforçar na segurança

A segurança pública em Mato Grosso ganhou um reforço nesta terça-feira (19). O governador Silval Barbosa recebeu as chaves de dois veículos de tecnologia embarcada, adquiridos em um convênio com a Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Governo Federal. Os veículos serão utilizados para a segurança na Copa do Mundo 2014, mas depois também serão usados no dia a dia das forças de segurança. 

19/11/2013 16h12 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

 
Para Silval, a entrega dos dois caminhões mostra a importância do legado da Copa do Mundo para Mato Grosso. “Na Copa do Mundo nós vamos receber quatro jogos, oito seleções, mas esses veículos vão ficar para depois da Copa. Vai fortalecer a integração da segurança pública no estado e Mato Grosso ficará com um aparato importante de prevenção à criminalidade”.
 
O titular da Sesge, Andrei Augusto Passos, explicou que cada uma das 12 cidades-sede está recebendo veículos iguais a esses, com equipamentos de informática e radiocomunicação, câmeras e softwares, capazes de realizar operações em áreas específicas. Passos explicou que só em Mato Grosso, a Secretaria irá investir R$ 48 milhões.
 
O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, explicou que atualmente Mato Grosso possui quatro softwares de Análise de Vínculo, responsáveis por cruzar dados entre suspeitos para chegar ao autor do crime. Com os veículos, o Estado irá aumentar sua capacidade para 28 softwares. Outra utilidade para as máquinas é a integração com o sistema de monitoramento das cidades, o que irá ajudar na atuação em grandes eventos como feiras e exposições em todo o Mato Grosso.
 
De acordo com Bustamante, a expectativa é que os veículos já sejam colocados para rodar, até por orientação da Secretaria Nacional, para que os servidores se acostumem a operar as máquinas. O Governo do Estado capacitou 60 agentes de segurança para trabalhar com os veículos, desde a sua montagem, ao transporte e a operação dos equipamentos.
 
Assessoria
 



.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE