PUBLICIDADE
ANAMARIA BIANCHINI

O prazer  do vinho e cuidados com a saúde bucal

21/09/2019 09h00 | Atualizada em 20/09/2019 09h41

Ernani Caporossi



Degustar vinhos é um grande prazer, e relaxar com um bom vinho é certamente um belo motivo para sorrir. Mas por outro lado, o vinho pode, ao mesmo tempo, tirar o brilho do nosso sorriso, pois mancha e escurece nossos dentes. Sua cor forte, principalmente do vinho tinto, quando combinada a outros fatores, pode tornar o vinho ainda mais nocivo que outros inimigos do sorriso bem conhecidos, como o café ou os refrigerantes. Suas características, sabores e ingredientes fazem de cada um uma experiência única. No entanto, o gosto por essa bebida requer algunscuidados, principalmente em relação à saúde bucal dos enófilos. A agressão dessa bebida à aparência dos dentes vai muito além da intensidade dos seus pigmentos. Seus efeitos nocivos também estão em sua acidez, que prejudica severamente o esmalte do dente, além de diminuir a ação defensiva da saliva, que é reduzida em sua quantidade e efetividade por conta do álcool. É importante lembrar também, que a falta de atenção à saúde bucal agrava e muito estes danos, e quanto mais sujo estiver o dente, maior será a agressividade dos malefícios ao dente, principalmente ao esmalte, ou em pior hipótese, o vinho pode aderir à placa bacteriana dos dentes mal cuidados, intensificando doenças graves e acelerando suas consequências. Mas é possível saborear um bom vinho, controlando estes prejuízos. Sabe-se que o vinho é uma ameaça real aos nossos dentes, mas não chega a ser grave ao ponto de precisar ser evitado. Existe uma série de cuidados que não sacrifica em nada o prazer de saborear um bom vinho, e mantém sob controle seus efeitos em nossos dentes. Porém, antes de tomar os cuidados é preciso estar preparado, de nada adiantaria seguí-los, se seus dentes estão frágeis. Por isso, a primeira e mais importante dica é: tenha uma boa higiene bucal em sua rotina, tenha a prevenção como base de sua proteção, dessa maneira, seus dentes estarão mais fortes e resistentes aos efeitos danosos não só do vinho, mas de qualquer outra ameaça. 

Uma dica preciosa é beber água. Procure beber água na mesma quantidade que o vinho, tendo hábito de tomar um copo de água depois de cada taça de vinho. Melhor ainda se beber água com gás, que tem
capacidade ainda maior de proteger seus dentes. Beber água na mesma proporção do álcool, não só defende seus dentes, mas afasta certos sofrimentos no dia seguinte, diminuindo as chances de você sentir os incômodos de uma ressaca.  Evitar misturar bebidas é também importante, cada bebida tem seu teor de álcool, e maiores níveis de álcool significam maior capacidade de interferir na quantidade de saliva, enfraquecendo a defesa de seus dentes. Além disso, cada bebida tem suas possibilidades de agressão aos dentes, e algumas combinações podem ser bastante agressivas, e uma bebida pode fortalecer a ação nociva da outra. As pessoas mais vaidosas e cuidadosas podem ficar ansiosas para tomar atitudes mais efetivas para defender seus dentes, e a maior de todas as ações é escovar os dentes. Mas toda grande arma deve ser utilizada com sabedoria. A saliva é uma grande aliada, permita que ela faça a sua função. É bom esperar a acidez da boca diminuir um pouco, aproveitar este tempo para beber mais água, ou pelo menos, enxaguar mais a boca, para somente depois escovar os dentes. O vinho é apenas um dos muitos inimigos da beleza de nosso sorriso, e muitos deles podem ter seus efeitos atenuados com atitudes simples. Por isso, amantes e adoradores de vinho, fiquem atentos à sua saúde bucal e nunca deixem de manter seus dentes limpos e sua boca neutra para conseguir apreciar cada vez mais e melhor os prazeres que Baco nos proporciona.

 ERNANI CAPOROSSI
Especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO).



.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE