PUBLICIDADE
ANAMARIA BIANCHINI

Qualifica 300 oferece 3 mil vagas e atenderá migrantes e população em situação de rua

Rhuan Cunha

12/07/2019 10h28 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

A 2ª edição do programa Qualifica Cuiabá 300 anos foi lançada nesta quinta-feira (11), no auditório da Prefeitura de Cuiabá, pela primeira-dama Márcia Pinheiro, secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).



O segundo ano da ação que leva cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita à população cuiabana apresenta algumas novidades. O número de vagas em relação ao ano passado mais que dobrou, subindo de 1,2 mil para 3 mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social.

Outra inovação está na inclusão da população migrante (venezuelanos, haitianos, entre outros) e dos moradores em situação de rua no grupo prioritário. Os critérios para o acesso ao ensino é possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

“Não poderíamos fechar os olhos para essas pessoas, que deixaram seu país por diversas razões e estão à procura de oportunidade. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é voltada para cuidar das pessoas e somos responsáveis, de alguma forma, por todas elas. Vamos levar os cursos até os moradores em situação de rua, por meio de nossos albergues, sempre buscando oferecer condições para que todas essas pessoas possam almejar melhores condições de vida”, elencou a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto.



A edição de 2019 conta com mais de 20 cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além disso, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo. 

... em tempo: Eu sou apreciadora do trabalho desenvolvido pela 1a Dama e sua equipe, pois sinto humanidade, nele. Penso ainda, que deve ser esse o objetivo da pessoa pública, servir, e melhorar a vida do próximo, o que ela faz, linda e verdadeiramente. Parabéns, 1a dama!

 

.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE