PUBLICIDADE
DICAS

Enriquecimento vertical para gatos

Respeitar nossos instintos é importante, porque ajuda a termos uma melhor adaptação em casa e sermos bem mais felizes. Por isso, quando falamos de enriquecimento vertical,

Da Redação

Equipe

24/05/2022 11h51 | Atualizada em 24/05/2022 12h09

Enriquecimento vertical para gatos

Divulgação

Hoje eu venho trazer mais uma dica para o bem-estar do seu felino, e dessa vez vou falar sobre algo que nós amamos muito: o enriquecimento vertical!



Gato dormindo no alto

Sabemos que os nós gatos somos animais domesticados pelos humanos há muito tempo, mas ainda guardamos muitas características que tínhamos na natureza, como o ato de enterrar as fezes, o instinto de caça e subir em locais altos, por exemplo.

Respeitar nossos instintos é importante, porque ajuda a termos uma melhor adaptação em casa e sermos bem mais felizes. Por isso, quando falamos de enriquecimento vertical, não se trata de um mimo ou luxo, mas sim de uma necessidade.



Benefícios do enriquecimento vertical

O primeiro benefício é a segurança. Nas alturas nós sentimos mais segurança, pois conseguimos analisar tudo o que acontece ao nosso redor, além da possibilidade de se esconder quando queremos um momento de paz.

Outro ponto positivo é que ter locais para subir ajuda a eliminar o nosso tédio. Ficar somente em lugares baixos pode deixar o seu gatinho bem entediado, o que pode ocasionar em vários problemas comportamentais – depois, quando seu felino ficar subindo na cortina, não diga que eu não avisei.

Nós gatos somos animais semi-arborícolas, ou seja, é natural que a gente goste de subir em locais altos. E se tem uma coisa que eu garanto, é que quando o enriquecimento vertical não acontece, nós mesmos damos um jeito de subir em algum lugar, que acaba sendo uma geladeira, estante, guarda-roupa e por aí vai. Nunca duvide da criatividade de um felino!

Como fazer um enriquecimento vertical

Ajustar a sua casa para o melhor bem-estar do felino não é um bicho de sete cabeças, mas também exige um pouco de planejamento.

Primeiro, pense em quais itens você irá utilizar para enriquecer as paredes da sua casa. São várias opções que você pode encontrar na Petlove para deixar seu gato mais feliz.

  • Prateleiras: vão ajudar seu gatinho a subir nos outros itens. Você ainda encontra opções com comedouro e bebedouro, que já garantem um cantinho nas alturas para uma refeição tranquila.
  • Pontes: você pode utilizar pontes entre as prateleiras para deixar o circuito mais divertido.
  • Arranhadores: claro que ele não poderia faltar. Os arranhadores são sempre muito bem-vindos, e no enriquecimento vertical eles podem estar tanto na vertical quanto na horizontal. Você também pode encontrar prateleiras com material para arranhar, por exemplo.
  • Cama suspensa: para descansar, nada melhor do que uma bela e confortável caminha. Feitas com ventosas muito firmes, seu bichano pode relaxar enquanto aprecia a vista da janela ou vê a movimentação da casa.
  • Rede: para descansar, você também pode apostar em redes.
  • Toca de nicho: ela não pode faltar no enriquecimento vertical do seu pet. As tocas são essenciais para que o seu gato tenha onde ir para se “esconder” no alto.
  • Pensando na montagem

O próximo passo depois de ter os itens para enriquecer o ambiente é planejar como eles serão postos, pensando na altura e no trajeto que seu felino vai percorrer.

O local em que ocorrerá esse enriquecimento vertical deve ser feito em um cômodo que tenha muita movimentação, como uma sala ou um quarto, por exemplo. Somos seres que gostam de ver tudo que acontece, portanto, você acha que vamos querer ficar onde ninguém passa?

A altura entre uma prateleira e outra deve ser colocada levando em consideração qual alcance seu gato consegue pular. Se ele não é de pular muito alto, nada de colocar distâncias absurdas entre uma prateleira e outra.

Gato dormindo em prateleira na parede

Lembrando que o trajeto entre as prateleiras deve levar o seu felino a algum “lugar”, como uma caminha ou uma toca. Além disso, é preciso que esse circuito tenha pelo menos uma entrada e uma saída, para evitar conflitos, principalmente se sua casa tiver dois gatos. Tendo uma entrada e uma saída, enquanto um felino entra, o outro pode sair pelo outro lado.

Levando tudo isso em consideração, eu aposto que seu gato vai amar ainda mais o local em que vive, pois ele terá ainda mais bem-estar. Se quiser saber mais dicas como essas, é só me acompanhar aqui no blog da Petlove!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE