PUBLICIDADE
SAÚDE DO PET

Queda de pelo em cachorro? Pode ser por estresse!

Há diversos motivos que podem fazer com que aumente a queda de pelos em nossos pets

16/05/2022 14h26 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

No outono, muitas árvores perdem suas folhas para lidarem com as temperaturas baixas do inverno. O mesmo acontece com os cães. O aumento da queda de pelo em cachorro pode ocorrer pela troca do pelo mais fino do verão, por aquele cobertor de inverno. Mas a maior preocupação é: e se não for esse o motivo?



O maior órgão que temos no corpo é a pele. É ela a principal barreira contra agentes nocivos que chegam até o nosso corpo. A diminuição da defesa nessa região pode afetar demais a nossa saúde como um todo. O que mais debilita o sistema imunológico é o estresse. Isso não acontece só com a gente, mas com os cães também.

Há diversos motivos que podem fazer com que aumente a queda de pelos em nossos pets. Veja o que causa queda de pelo em cachorro:

  • Má nutrição
  • Ectoparasitas, como pulgas, carrapatos, sarnas e ácaros
  • Fungos e bactérias
  • Mudança de estação
  • Tédio e estresse

O primeiro a se fazer ao observar maior queda de pelos no seu cachorro é levá-lo ao médico-veterinário. É preciso verificar se está tudo bem com a saúde do animal.



Queda de pelo em cães: o estresse como vilão

Um cachorro estressado não é aquele que trabalha demais, tem contas a pagar ou problemas para resolver. O estresse para um cão pode ser pelo simples fato de não ter onde liberar seus comportamentos naturais. Roer, caçar, forragear, dilacerar, cavar, morder, cheirar são alguns dos comportamentos essenciais a serem estimulados no cão diariamente.

Não oferecer objetos e espaços para que o cão tenha a oportunidade de expressar tais comportamentos pode estressá-lo e muito. Além do que, ele vai tentar encontrar coisas para isso. As quais provavelmente você não vai gostar e talvez brigue ou fique chateado com ele. O que estressa e angustia o animal ainda mais.

Mudanças bruscas de rotina também costumam estressar muito os cães. Por isso, o ideal é manter as mesmas atividades nos mesmos horários. Se houver necessidade em mudar algo, que isso seja feito aos poucos (em frequência ou intensidade). Oferecer muitas atividades ao mesmo tempo para o cachorro, por exemplo, pode mais estressá-lo do que tranquilizá-lo.

Barulhos também são um grande fator de estresse aos cães. Sabe aquele vizinho novo ou aquela obra que começou perto da sua casa? Tudo isso pode manter o estresse do peludo bastante elevado e gerar a queda de pelos.

Como resolver a queda de pelo em cachorro?

Primeiro passo é entender o motivo do aumento da queda do pelo do cachorro. Está formando falhas pelo corpo? A pele está descamando? Está com manchas vermelhas? Está se coçando muito? A pele está com odor mais forte? Se sim, leve imediatamente ao médico-veterinário. A saúde do animal é sempre mais importante.

Se você consultou o profissional de sua confiança e está tudo bem, é bem provável que o motivo seja estresse. Vamos começar com o básico.

  • Ofereça uma das refeições em brinquedo recheáveis ou dispositivos alimentares. Um diferente para cada dia da semana. Não pode ser nada muito difícil nesse começo.
  • Deixe um mordedor diferente em casa dia da semana. O ato de roer é extremamente relaxante.
  • Crie um espaço de segurança, onde ele posse relaxar tranquilo, sem que ninguém vá perturbá-lo ou mexer com ele.
  • Passeie todos os dias, mesmo que por 5 minutos. Deixe-o cheirar a grama e todos os postes.
  • Tenha um momento de interação calma, só você e o cachorro. Pode ser uma massagem, um carinho, uma brincadeira tranquila.

Escove o cachorro pelo menos a cada dois dias e observe se está caindo mais ou menos pelo. Aproveite para verificar se há alguma lesão na pele, mudança de coloração ou mesmo falhas no pelo.

Pode parecer muita coisa. Mas colocando uma por vez em prática, seu cachorro vai ficar menos estressado, vai melhorar a imunidade e, consequentemente, diminuir a queda de pelos. Afinal, o cuidado e bem-estar do nosso cão está em nossas mãos.

FONTE: PetLove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE