PUBLICIDADE
DICAS

Cachorro pode viver até quantos anos?

Para saber qual a expectativa de vida de um cachorro, há muitos fatores que devem ser levados em consideração. O primeiro deles é a raça. Cada raça tem sua própria expectativa de vida

Da Redação

Equipe

29/04/2022 09h24 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Cachorro pode viver até quantos anos?

Divulgação

Cachorro pode viver até quantos anos? Você sabe qual é a resposta? Infelizmente, a resposta não é “eternamente”, como muitos pais de pets gostariam. Mas sabia que dependendo da qualidade de vida, porte e da raça, os peludos podem viver por muito tempo?



Cachorro pode viver até quantos anos?

Para saber qual a expectativa de vida de um cachorro, há muitos fatores que devem ser levados em consideração. O primeiro deles é a raça. Cada raça tem sua própria expectativa de vida, mas claro que, se seu pet tiver uma qualidade de vida alta ou baixa, os números podem mudar.

Mas afinal, quanto tempo vive um cachorro? Dentre as raças mais populares do Brasil, segundo o PetCenso 2020, a média da expectativa de vida é de 14 a 15 anos. Confira a lista:



Se quiser saber quais são as raças de cachorro com menor expectativa de vida ou maior expectativa de vida pode conferir no nosso blog, aqui contamos tudo para você!

Mas claro que, como dissemos, de nada adianta uma alta expectativa de vida se o cãozinho não tiver uma qualidade de vida. Alimentação, exercícios, vacinação em dia, socialização, tudo isso são fatores primordiais para termos um cachorro saudável e com longevidade.

Cachorro pequeno x Cachorro grande

É verdade que cachorros pequenos têm maior expectativa de vida? Sim! Os cães maiores ficam idosos mais cedo do que os menores, especialmente pela forma como se desenvolvem, pelo metabolismo e pela ação de radicais livres. Enquanto um cachorro de porte grande ou gigante, como um São Bernardo, por exemplo, é considerado idoso por volta dos seis anos, um de porte pequeno é tido como idoso entre os nove a 13 anos.

Esse é mais um fator na hora de pensar sobre até quantos anos um cachorro pode viver.

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Se você acha que esses cães vivem mais do que muitos de raça, está quase correto. De acordo com levantamentos, a expectativa de vida de um SRD é de 16 anos. Não é a mais alta das idades, mas é bastante, não é?

Esse tempo longo de vida, se comparado ao de outras raças, se dá porque esses cães são frutos de diversos cruzamentos, ou seja, diferentemente dos de raça pura, eles não carregam os mesmos genes entre suas gerações, o que diminui a chance de serem predispostos a tantas doenças. Apesar de terem uma saúde bem forte, ainda assim precisam de cuidados como qualquer outro pet.

Claro que não devemos nos prender às estimativas, já que cada cachorro leva uma vida diferente, e dando muito amor, uma boa alimentação e cuidados com a saúde, seu cachorro pode viver o melhor que a expectativa de vida estima – e até além. Portanto, sempre cuide bem do seu pet e realize um acompanhamento periódico de sua saúde junto a um médico-veterinário.

Aliás, sabia que o cachorro mais velho do mundo, segundo o Guinness Book, viveu 29 anos? Já imaginou o seu vivendo quase três décadas? Comenta aqui para a gente saber.

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE