PUBLICIDADE
DICAS

Protetor solar para cachorro: por que usar?

“Existe protetor solar para cachorro?” Tenho certeza que muita gente se fez esta pergunta logo de cara. Mas embora muitos ainda sequer saibam da sua existência

Da Redação

Equipe

29/11/2021 09h58 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Protetor solar para cachorro: por que usar?

Divulgação

Com a chegada do verão, além de manter os nossos pets sempre muito bem hidratados, devemos seguir algumas recomendações para evitar problemas de saúde. A principal – talvez – seja o uso de protetor solar para cachorro.



Existe protetor solar para cachorro?” Tenho certeza que muita gente se fez esta pergunta logo de cara. Mas embora muitos ainda sequer saibam da sua existência, o produto tem um papel fundamental na proteção dos pets contra os fortíssimos raios solares do verão.

Nesta matéria, a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre a importância do protetor solar para cães, porque e quando o seu pet deve usar e qual produto comprar.

Protetor solar para cachorro: por que usar?



A razão pela qual o seu pet deve usar protetor solar é a mesma que a nossa – de proteger a pele dos raios ultravioletas. Os cães, assim como a gente, também precisam de proteção solar, principalmente algumas raças que possuem a pele sensível ou pets muito clarinhos e, por isso, são mais vulneráveis à exposição excessiva do sol.

Por essa razão, todo cachorro, sem exceção, precisa ser protegido diariamente do sol, principalmente nos casos de cães que moram em locais muito quentes e que passam boa parte do dia em ambientes externos.

Como passar protetor solar no cachorro?

A pelagem dos cães serve como uma proteção natural contra o calor, mantendo a temperatura interna ideal, além de impedir a penetração excessiva dos raios. Portanto, segundo Marina, as áreas descobertas – sem pelos -, como focinho, barriga, ponta das orelhas e patas são os locais em que devemos passar o protetor solar.

“Aplicar uma pequena camada e espalhar bem. Indicamos a reaplicação a cada duas horas em animais constantemente expostos ao sol, e 15 minutos antes dos passeios, caso esse animal só se exponha nessas condições. Para pets claros, indicamos a aplicação diária, independentemente da exposição solar – já que as luzes incandescentes também trazem seus malefícios. Assim, acontece a prevenção de piorar doenças alérgicas ou desencadeá-las”, destacou Marina Bonfim, médica-veterinária especialista em dermatologia da Pet Society.

No caso dos cães pelados – que por características da raça já nascem sem pelos -, o cuidado deve ser mais que redobrado! Isso porque a ausência de pelos faz com que eles sejam totalmente vulneráveis ao câncer de pele.

O que acontece se o meu cachorro não usar protetor solar?

Se os motivos são os mesmos, as consequências também são: um cachorro exposto ao sol com frequência e sem proteção pode sofrer com uma série de problemas de pele devido aos raios ultravioletas.

“Melanomas, carcinomas e outras lesões na pele são comuns em humanos e animais devido à exposição solar. Devemos nos preocupar também com as dermatites actínicas solares, apesar de parecerem inofensivas, promovendo apenas vermelhidão local, pode levar o animal a perder a pele por agressão da lesão, além de desenvolver pruridos (coceiras) em locais não associados diretamente a lesão, dificultando o diagnóstico”, disse.

Pode usar protetor solar de humanos em cachorros?

Muita gente se pergunta se pode usar protetor solar de humanos em cachorros. Porém, isso não é nada recomendado, já que os produtos são totalmente diferentes em relação ao processo de fabricação e substâncias usadas.

“Os filtros solares humanos contém, em sua composição, filtro químico, responsável por formar os fatores de proteção, permitindo a penetração de Raios UVA e UVB de acordo com a proteção solar oferecida pela marca. Sendo assim, os de fatores menores favorecem maior penetração de raios, o que favorece o bronzeado, por exemplo. No caso dos animais, não precisamos disso, e muito além, os fatores químicos são tóxicos, levando a graves problemas de pele e podendo ir adiante, fato ainda estudado pela medicina”, explicou Marina.

Onde comprar protetor solar para cachorro?

Agora que você já sabe que existe protetor solar para cachorro e que você deve passá-lo no seu pet com frequência, no pet shop online da Petlove, temos várias opções de produtos para proteger o seu pet, entre eles o Hydra Reflex, da Soft Care, que hidrata, protege contra raios UVA e UVB e é indicado para cães e gatos.

Para mais dicas e informações sobre saúde canina, não deixe de visitar o blog da Petlove. Lá você fica sabendo sobre tudo para garantir uma vida feliz e saudável para o seu peludo!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE