PUBLICIDADE
DICAS

Outubro Rosa – como prevenir o câncer de mama nos pets

“Os tumores de mama acometem 45% das cadelas, sendo mais comum naquelas entre 10 a 12 anos, e 30% das gatas, podendo ser mais observado naquelas de 7 a 12 anos.

Da Redação

Equipe

11/10/2021 07h10 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Outubro Rosa – como prevenir o câncer de mama nos pets

Divulgação

Chegou outubro e com ele também veio uma ótima oportunidade de falarmos sobre um assunto muito importante: como prevenir o câncer de mama nos pets!



Sim, não são só os humanos que precisam ficar atentos a essa doença perigosíssima e que, infelizmente, tem uma alta taxa de incidência. Os pets, tanto as fêmeas quanto os machos, também precisam contar com a nossa ajuda para prevenir o tumor mamário.

Outubro Rosa - pug com óculos e flor rosa

Pra ter uma ideia melhor do cenário atual, nós pedimos ajuda ao João Andrade, médico veterinário do nosso atendimento especializado em saúde e bem-estar exclusivo para os Assinantes Petlove.



“Os tumores de mama acometem 45% das cadelas, sendo mais comum naquelas entre 10 a 12 anos, e 30% das gatas, podendo ser mais observado naquelas de 7 a 12 anos. Na maioria das vezes, os tumores são malignos – com a taxa de 50% em cadelas e 80% em gatas – e se formam devido à ação desordenada de hormônios sexuais, que promovem a proliferação de células ”anormais”. Essa desordem nos hormônios é causada pelo cio, gravidez psicológica ou ação de medicamentos anticoncepcionais (que são fortemente proibidos)”.

Entendeu por que a campanha do Outubro Rosa tem enorme apelo? Então, vamos às dicas sobre o que você tem que fazer hoje mesmo pelo seu pet!

Exame de palpação e consulta médica veterinária

A prevenção do câncer de mama nos pets está nas nossas mãos, literalmente. Primeiro, porque você pode (e deve) fazer o exame de palpação frequentemente no seu peludinho(a) para verificar alguma anormalidade. Que tal uma “consulta” agora? Veja como é simples:

  1. Convide o seu pet para uma sessão de carinho
  2. Espere ele ficar menos agitado e, com a ponta dos dedos, palpe a região mamária do seu cão/ cadela ou gato/ gata
  3. Lembre-se de analisar toda a cadeia mamária – as cadelas possuem cinco pares de mamas e as gatas quatro.

Os principais indicadores que algo não vai bem são:

  • Nódulos
  • Inchaços
  • Alteração de coloração das mamas (avermelhadas ou arroxeadas)
  • Presença de feridas
  • Dor ou desconforto na região (pet fica lambendo excessivamente)
  • Aumento de temperatura
  • Secreção nas mamas

Notou algum desses sinais? Então marque imediatamente uma consulta com o médico veterinário para avaliar o estado de saúde do seu filho(a) de quatro patas! Lembre-se que, independentemente de ter percebido alguma anormalidade, é super importante manter o check-up do seu peludinho rigorosamente em dia para prevenir não só o câncer de mama, como uma série de outras doenças, ok?

Medidas preventivas e tratamento da doença

A castração continua sendo a principal arma contra o câncer de mama, principalmente em cadelas e gatas. Além disso, ela previne outras doenças do sistema reprodutor como piometra, pseudociese (gravidez psicológica) e o tumor de útero e ovário.

“O sobrepeso e a idade avançada também contribuem para que surjam esses tumores. Além das fêmeas, machos também podem desenvolver o câncer de mama que, apesar da baixa incidência, também possui alta malignidade, visto que também possuem glândulas mamárias e ação hormonal, mesmo que baixa”, explica Andrade.

Uma vez diagnosticada a doença, o médico veterinário vai indicar o tratamento mais adequado, que na maioria das vezes consiste na retirada do tumor – via procedimento cirúrgico – e, quando necessário, associação de quimioterapia, para completa eliminação das células cancerosas. Quanto antes o diagnóstico, claro, maiores são as chances de cura.

Portanto, siga as nossas dicas, ajude a proteger o seu pet ainda hoje e aproveite para compartilhar este post com seus amigos petlovers. Quanto mais informação circulando, mais pets estarão prevenidos : ).

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE