PUBLICIDADE
DICAS

Gato pode comer chocolate?

Enquanto os cachorros são mais gulosos e querem sempre que você compartilhe um pedacinho do que estiver comendo, os gatos já não curtem tanto assim sair de sua dieta mais carnívora.

Da Redação

Equipe

10/09/2021 11h18 | Atualizada em 10/09/2021 11h22

Gato pode comer chocolate?

Divulgação

O chocolate é aquele delicioso doce que é amado por muitos. Para os humanos o cacau pode até trazer benefícios, mas e para os bichos? Gato pode comer chocolate? Olha, nós já podemos te adiantar que a resposta é: não!



Enquanto os cachorros são mais gulosos e querem sempre que você compartilhe um pedacinho do que estiver comendo, os gatos já não curtem tanto assim sair de sua dieta mais carnívora. Porém, há aqueles bichanos que também são mais comilões. Mas nós não podemos nos render às tentações de mimar os felinos com doces, principalmente com o chocolate.

Além dos clássicos vilões dos pets, como açúcares e gorduras, o chocolate tem outros dois ingredientes em sua composição que são muito piores, o primeiro é a cafeína, já o segundo, que é o mais perigoso e que aparece em maior quantidade, se chama teobromina.

Diferentemente dos humanos, os felinos não conseguem digerir a teobromina, fazendo com que ela se acumule no organismo, e com isso, seu gato pode acabar intoxicado. Por isso, não podemos dar chocolate para gato.



Gato filhote cheirando bolo

Sintomas de que o gato comeu chocolate

Dar chocolate para o gato, ou se por algum motivo ele acabar ingerindo o doce, pode levar a sintomas muito graves, como a insuficiência hepática. Em casos em que ocorre maior consumo, pode levar até a morte.

Dentre os sinais que seu gato comeu chocolate, você poderá notar:

  • Vômitos
  • Ansiedade
  • Diarreia
  • Convulsão
  • Respiração acelerada
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Temperatura corporal alta
  • Rigidez muscular
  • Hiperatividade
  • Nervosismo

Em casos em que o gato ingere grandes quantidades de chocolate, além de convulsões, ele pode ter tremores, letargia, dificuldade para respirar e falência respiratória. Caso não seja socorrido rapidamente por um médico veterinário, o bichano pode morrer.

O que fazer se o gato comeu chocolate?

Mesmo que seu gato não tenha comido uma grande proporção de chocolate, é importante levá-lo ao médico veterinário para verificar seu quadro de saúde, já que mesmo em pequenas quantidades, seu pet pode reagir diferente com o doce em seu organismo.

Alguns fatores como tamanho e peso do seu gato podem influenciar no efeito da quantidade de chocolate ingerida. Além disso, saiba que o chocolate preto tem maior nível de teobromina do que chocolate branco e chocolate ao leite. Porém, isso não significa que está liberado outros tipos de chocolate, nem que seja bebida achocolatada.

Gato marrom e branco

Se for possível, leve a embalagem do chocolate para que o médico veterinário analise a composição. Isso ajudará na hora de prestar o socorro ao seu felino.

Ressaltamos que você deve levar seu gato para o médico veterinário caso ele coma chocolate, pois intoxicação é algo muito grave. Não dê remédios e nem dê receitas caseiras, só o profissional de veterinária saberá exatamente o procedimento ideal para o caso clínico do seu pet.

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE