PUBLICIDADE
DICAS

Quantos filhotes um gato pode ter? Veja aqui!

A princípio, saber quantos filhotes uma gata pode ter é importantíssimo! Afinal de contas, você precisa se planejar para a chegada dos gatinhos, embora eles não deem tanto trabalho no início.

Da Redação

Equipe

09/09/2021 09h33 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Quantos filhotes um gato pode ter? Veja aqui!

Divulgação

Sua gata está prenhe e você, um Petlover de carteirinha e um tutor responsável, está muito ansioso para a chegada dos gatinhos. É aí que surge uma dúvida muito comum: quantos filhotes um gato pode ter?



A princípio, saber quantos filhotes uma gata pode ter é importantíssimo! Afinal de contas, você precisa se planejar para a chegada dos gatinhos, embora eles não deem tanto trabalho no início.

Minha gata está prenhe, o que fazer?

A gente sabe que a ansiedade para saber quantos filhotes a gata vai dar a luz é grande. Mas, antes disso acontecer, você precisa ter alguns cuidados com ela para que a gestação ocorra da maneira mais saudável possível.



A seguir, veja cinco cuidados que você deve ter com uma gatinha prenhe:

  1. A alimentação é extremamente importante;
  2. Mantenha a sua gata sempre bem hidratada;
  3. Se possível, evite que ela faça movimentos bruscos (como pular de lugares altos);
  4. Não deixe, de forma alguma, a gata ir à rua sem supervisão;
  5. Faça o pré-natal da felina com o médico veterinário de sua confiança.

Observação: é importantíssimo que a gestação da sua gata seja acompanhada por um profissional, que irá verificar o desenvolvimento dos gatinhos, além de monitorar a saúde da felina.

Com quantos anos um gato pode ter filhotes?

Conforme explica a médica veterinária especializada em comportamento felino Isabela Zitti, um gato pode ter filhotes a partir do momento em que entra na puberdade, que pode variar de quatro a 18 meses de vida. Contudo, esse momento pode ser influenciado pela raça, estação do ano e condições corporais da fêmea.

Quantos filhotes um gato pode ter?

Segundo Isabela, quatro é a média de filhotes que um gato pode ter. Porém, algumas raças maiores, como o Maine Coon ou o Norueguês da Floresta, por exemplo, podem ter ainda mais filhotes por ninhada.

Ainda assim, vale destacar que não há como saber exatamente quantos filhotes um gato pode ter. Existem casos de uma gata ter 10 gatinhos de uma vez só, como também existem partos com apenas um filhote.

gato filhote "mamando" o dedo uma pessoa

Tem como saber quantos filhotes o gato vai ter?

Sim, é possível saber quantos filhotes o gato vai ter antes do parto. Para isso, é preciso levar a felina para fazer alguns exames com um médico veterinário de sua confiança.

Basicamente, existem três tipos de exames que podem fazer o diagnóstico da gestação em gatos: a palpação, radiografia e ultrassonografia veterinária.

Conforme explica Isabela Zitti, os mais recomendados para saber a quantidade exata de filhotes são a radiografia ou a ultrassonografia. “Os fetos em desenvolvimento podem ser palpados com mais facilidade do 21º ao 25º dias após a cruza. Porém, é quase impossível pela palpação determinar o número exato de filhotes. Para contagem fetal e determinar a viabilidade dos fetos, os exames mais indicados são de ultrassonografia e raio X”, explicou.

Pré-natal é fundamental!

Se a sua gata está prenhe e você veio até aqui saber quantos filhotes ela pode dar à luz, saiba que apenas um médico veterinário pode dar essa informação a você. Porém, mais do que saber a quantidade de gatinhos que vão nascer, realizar o pré-natal do pet é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível!

E aí, agora que você já sabe quantos filhotes um gato pode ter, dê uma passadinha no blog da Petlove! Lá a gente fala sobre saúde, bem-estar, comportamento e entre muitos outros assuntos que podem te ajudar no dia a dia!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE