PUBLICIDADE
DICAS

Cachorro pode comer beterraba ?

A beterraba pode ser oferecida para cachorro na forma cozida ou crua, e sempre evitando excessos. “Ela pode ser dada como petisco, na quantidade equivalente a apenas 10% das calorias diárias

Da Redação

Equipe

03/09/2021 09h39 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Cachorro pode comer beterraba ?

Divulgação

Muito conhecida pelos humanos, a beterraba é uma raiz rica em vitaminas A, B, C e minerais como potássio, ferro, magnésio, zinco e sódio. Por ser tão boa para nós, em algum momento você pode se perguntar se cachorro pode comer beterraba.



Cachorro com cesta de vegetais

Antes de oferecer para nosso pet qualquer alimento que não seja próprio para ele, devemos buscar saber se aquilo é saudável para servir ao peludo. O cachorro pode, sim, comer beterraba, mas como muitos alimentos, devemos tomar cuidado, pois nem todo vegetal é 100% bom aos pets.

Benefícios da beterraba para cachorro



Segundo Marina Rodrigues, médica veterinária do time de PX (Pet Experience) da Petlove, a beterraba tem inúmeros benefícios. “A presença de fibras e minerais, como fósforo, que auxilia na formação saudável dos ossos, é ótima para eles. Também tem o potássio, que é importante na função cardíaca do pet, e o ferro, que ajuda na formação da hemoglobina e transporta oxigênio por todo o organismo”, diz.

A raiz também conta com vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina E, que são importantes para a visão e para a pele dos pets. A vitamina C está presente no alimento, e é um poderoso antioxidante, que auxilia no combate à formação de radicais livres, retardando o envelhecimento e melhorando a imunidade.

Como dar beterraba para cachorro

A beterraba pode ser oferecida para cachorro na forma cozida ou crua, e sempre evitando excessos. “Ela pode ser dada como petisco, na quantidade equivalente a apenas 10% das calorias diárias que o cão ingere”, explica Marina Rodrigues.

Você também pode oferecer a beterraba na alimentação caseira de seu pet, desde que a raiz não seja a única hortaliça presente na dieta. Além disso, o médico veterinário do seu cachorro precisa autorizar e formular a nutrição com beterraba, conforme a necessidade do seu peludo.

Todo cachorro pode comer beterraba?

De acordo com a médica veterinária, nem todos os cachorros podem comer beterraba. “Por apresentar em sua composição vários minerais e oxalato, os cães com tendência à formação de cálculos urinários e que apresentam outros problemas renais devem evitar o consumo da raiz”, alerta.

A beterraba também apresenta uma grande quantidade de açúcar, fazendo com que cães com diabetes, sobrepeso e obesidade, precisem evitar comer esse alimento. Por isso, para seu cachorro saudável, é importante que se for oferecer a beterraba, ofereça com moderação. A beterraba é saudável, mas se consumida em excesso pelo seu cachorro, pode trazer problemas de saúde, como as doenças citadas anteriormente.

Além disso, a vitamina C também pode gerar desconfortos estomacais em cães que apresentam problemas gástricos. “É necessário que seu cachorro passe por uma avaliação do Médico Veterinário para que ele veja se é realmente indicado o fornecimento da beterraba na alimentação do seu pet”, aconselha Mariana.

Com qual idade um cachorro pode comer beterraba?

Cachorros de todas as idades podem comer beterraba. O importante é não oferecer em excesso, e que seja mediante a autorização veterinária. O alimento não é tóxico, mas é necessário a observação da reação do seu pet após comer o alimento. Se o seu pet apresentar apatia, vômitos e/ ou diarreia após consumir o alimento, é necessário consultar um profissional.

Gostou de saber sobre se cachorro pode comer beterraba? Saiba muito mais sobre alimentação de pets em nosso blog!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE