PUBLICIDADE
DICAS

Vacina V10 para cães: tudo o que você precisa saber

Também conhecida como “décupla”, a vacina V10, conforme explica a médica veterinária da DogHero, é extremamente fundamental na vida de todos os cães.

Da Redação

Equipe

17/08/2021 10h23 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Vacina V10 para cães: tudo o que você precisa saber

Divulgação

Embora recebam uma boa quantidade de anticorpos durante a amamentação, os filhotes precisam ser vacinados logo no início da vida. A vacina V10 para cães, por exemplo, é a principal maneira de protegê-los de doenças bastante perigosas.



Mas, afinal, você sabe para que ela serve? Quais doenças ela previne? Quando os cães devem tomá-la? Para solucionar todas essas dúvidas, conversamos com a Thaís Matos, médica veterinária da DogHero.

Para que serve uma vacina v10 para cães?



Também conhecida como “décupla”, a vacina V10, conforme explica a médica veterinária da DogHero, é extremamente fundamental na vida de todos os cães. Isso porque ela é a responsável pela prevenção de doenças que podem atingi-los em qualquer fase da vida.

“A vacina V10 para cachorro é uma das principais formas de proteção dos cães, sendo indispensável para eles. Ou seja, todo cachorro, sem exceção, deve tomá-la na frequência recomendada pelos médicos veterinários”, explicou.

Vale lembrar que não somente os filhotes devem ser vacinados com ela. Embora tomem mais doses seguidas quando jovens, os cães precisam receber reforços para se manterem imunizados.

A vacina V10 para cães contempla quais doenças?

Segundo Thaís Matos, a vacina V10 protege contra as principais doenças que acometem os cães: cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospira (canicola, Icterohaemorrhagiae, grippotyphosa e pomona).

Destas, a leptospirose é a única que é uma zoonose, ou seja, que pode ser transmitida para seres humanos, porém as demais doenças são facilmente disseminadas entre os cães.

A grande vantagem da vacina V10 é justamente a prevenção única de todas essas doenças. Afinal de contas, já imaginou o sofrimento de um cãozinho por sofrer 10 aplicações diferentes para se proteger? Seria um estresse e tanto!

Tem que dar a vacina V10 para cachorro todo ano?

Basicamente, de acordo com Thaís Matos, “a primeira dose da V10 é administrada entre 45 e 60 dias de vida. Dessa forma, o filhote deverá tomar de três a quatro doses, de acordo com o protocolo que o médico veterinário de sua confiança recomendar, com intervalo de 21 dias entre elas. Após esse período, o reforço é de uma dose anual.”

Ou seja, não basta que o seu cachorro seja vacinado no início da vida para que possa passear em ambientes externos, a V10 deve ser aplicada todos os anos!

cachorro filhote recebendo carinho de um médico veterinário

Quais são as reações da vacina V10?

Apesar de ser extremamente importante para a saúde dos cães, a vacina V10 pode provocar algumas reações, entre elas: febre, cansaço, vômitos, diarreia, sensibilidade, falta de apetite, sede em excesso, dor no local da aplicação, entre outros.

A princípio, as reações após a aplicação não são tão comuns, mas podem acontecer. Caso o seu pet sofra algum efeito colateral por mais de 24 horas, vale levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança.

A V10 é obrigatória?

Basicamente, a vacina V10 para cães não é obrigatória, já que não existe nenhum tipo de lei que obriga os tutores a vacinarem seus pets. Contudo, agora que você já conhece o imunizante e sabe da importância dele, tenho certeza que você manterá a carteirinha de vacinação dele em dia, certo?

E aí, gostou das nossas dicas? Para mais dicas e informações sobre saúde canina, visite o blog da Petlove!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE