PUBLICIDADE
DICAS

Por que alguns cachorros nos seguem até no banheiro?

O cachorro te acompanha porque não quer ficar longe de você, simples assim! E da mesma forma que ele caminha ao seu lado para ir ao banheiro, pode muito bem fazer o mesmo quando você vai até ao quarto

Da Redação

Equipe

16/08/2021 10h29 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Por que alguns cachorros nos seguem até no banheiro?

Divulgação

Às vezes, a situação chega até ser cômica, pois vocês dois estão dividindo o mesmo ambiente – o cachorro tirando um leve cochilo e você assistindo uma série -, e basta você começar a caminhar em direção ao banheiro para notar que, subitamente, o cão também se levantou e agora se tornou sua sombra. Descubra por que os cachorros nos seguem até no banheiro!



Quem já passou por isso sabe que não há pedidos ou súplicas suficientes para demover o pet do seu objetivo, que é fazer companhia, mesmo naquele momento de maior privacidade. Mas,você faz ideia por que alguns cães agem dessa maneira?

Se você está esperando uma resposta científica daquelas complexas, já vou logo avisando que vou te frustrar: o cachorro te acompanha porque não quer ficar longe de você, simples assim! E da mesma forma que ele caminha ao seu lado para ir ao banheiro, pode muito bem fazer o mesmo quando você vai até ao quarto, cozinha ou garagem.

Não me deixe só



Alguns cães têm forte tendência de apego à sua família humana e, por uma questão de atenção e afinidade, acabam estreitando a relação com um membro específico. Para essa pessoa, ele provavelmente não irá tolerar longos momentos de distanciamento e solidão. Na nossa página de raças você confere qual o nível de apego de vários caninos.

É claro que algumas raças, como o cão de pastoreio e de guarda, naturalmente são mais apegadas aos humanos do que outras, mas há sempre de se manter a atenção ao comportamento do animal para identificar algum tipo de problema. Então, se o seu cachorro não desgruda e sofre toda vez que você, por exemplo, o deixa do lado de fora enquanto usa o banheiro, melhor pedir ajuda de um médico veterinário que tenha experiência em comportamento animal.

O seu pet está apresentando sinais de ansiedade e precisa de ajuda, afinal, imagine o tamanho da dor que ele irá sentir, caso você precise passar alguns dias longe de casa sem ele. Outros sinais de ansiedade são: o cão se mostrar preocupado quando você não está no campo de visão dele e acordar durante o período de descanso só pra poder te ver.

Como ajudar

Você pode e deve ajudar o seu peludinho, o incentivando a não depender tanto da sua presença, por exemplo, que tal estimulá-lo a caçar, interagir com outras pessoas e conviver com outros pets – levando em conta o temperamento do cachorro, claro – ? Muitas vezes, o apego excessivo é reflexo de uma socialização que não foi feita corretamente, mas que ainda dá tempo de ser trabalhada.

Ensinar o comando de “fique” também ajuda no processo de aprendizado e pode ser visto pelo pet como sinônimo de brincadeira e algo positivo. Em todo caso, se as suas iniciativas não estiverem surtindo efeito, não deixe de marcar uma consulta com o médico veterinário e, assim, zelar pelo bem-estar do seu cachorro.

Gostou de saber por que os cachorros nos seguem até no banheiro? Então, compartilhe!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE