PUBLICIDADE
DICAS

Olimpíadas: conheça cinco esportes caninos

Já que estamos em clima de Olimpíadas, que tal ter um cachorro atleta em casa? A gente separou uma lista com cinco esportes caninos que o seu pet pode praticar!

Da Redação

Equipe

29/07/2021 09h40 | Atualizada em 29/07/2021 09h49

Olimpíadas: conheça cinco esportes caninos

Internet

Se eu te disser que os esportes caninos são capazes de acabar com uma série de problemas de comportamento, você acreditaria? Espero que a resposta seja sim, pois as atividades são fundamentais para manter os cães saudáveis, além de gastar o alto nível de energia que a maioria deles têm!



Mas não é só isso: os esportes para cães, assim como os nossos, são responsáveis por melhorar o bem-estar e a qualidade de vida deles.

A princípio, existem várias modalidades que, inclusive, são muito famosas no Mundo inteiro, mas que podem ser praticadas em qualquer lugar.

Já que estamos em clima de Olimpíadas, que tal ter um cachorro atleta em casa? A gente separou uma lista com cinco esportes caninos que o seu pet pode praticar!



Mas, antes, o ideal é que você converse com o médico veterinário de sua confiança para garantir que ele esteja apto a praticar, pois qualquer esporte requer um bom condicionamento físico.

cachorro durante um percurso de agility, um dos esportes caninos

1 – Agility

Esse é o esporte canino mais famoso do Mundo inteiro! O agility, ou agilidade, é um circuito com uma série de obstáculos como gangorras, túneis e rampas que o pet precisa percorrer no menor tempo possível.

O agility pode ser definido como uma corrida de obstáculos ou até mesmo como um “hipismo canino”.

Por mais que os cães das raças Border Collie, Pastor de Shetland e Boiadeiro Australiano sejam considerados os mais aptos, o agility pode ser praticado por cachorros de todos os tamanhos, raças e idades.

cachorro durante o percurso de agility

2 – Natação

Nado cachorrinho? Que nada! A natação é um dos esportes mais amados pelos cães, principalmente por aquelas raças que adoram uma água, como o Golden Retriever e o Labrador Retriever.

Além de consumir muita caloria (excelente para cães acima do peso), a natação pode ser ótima para ajudar a tratar problemas articulares, como artrite e artrose, e musculares.

Antes de colocar o pet na natação, saiba que nem todo cachorro sabe nadar, diferentemente do que muitos pensam. Portanto, se o seu cão faz parte das raças que têm dificuldade, você pode comprar um colete salva-vidas para ele praticar os exercícios.

cachorro pulando em uma piscina

3 – Canicross

Embora seja simples, esse esporte canino requer um bom condicionamento físico, tanto do pet quanto do tutor. O canicross nada mais é do que uma corrida para cachorro e humano, que são interligados com uma guia elástica. O cachorro utiliza um peitoral que fica preso à cintura do parceiro humano.

cintura do parceiro humano.

cachorro praticando canicross, um dos esportes caninos

4 – Flyball

Seu cachorro gosta de uma bolinha? Então ele vai amar o Flyball!

Esse esporte para cães mais se parece com a famosa e milenar brincadeira de jogar a bolinha, porém, ele é praticado em equipes de seis cães.

Funciona assim: cada cão precisa passar por um percurso repleto de obstáculos para chegar até uma espécie de caixa, pegar a bolinha e levá-la para o seu humano. As disputas chegam a ser emocionantes!

5 – Rastreamento

Se você tem um Beagle ou um Pastor Alemão em casa, saiba que ele vai adorar esse esporte canino! No rastreamento, o cachorro é desafiado a encontrar algum alimento ou objeto por meio de algumas pistas usando o seu poderosíssimo olfato.

Para praticar essa atividade em casa, você pode esconder um petisco ou um alimento úmido com um cheiro forte em algum lugar e deixar algumas pistas para o seu pet encontrá-lo. Após o término da brincadeira, lembre-se de sempre premiá-lo!

focinho do cachorro

E aí, gostou da nossa lista de esportes caninos? Então continue acompanhando o Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre bem-estar canino!

FONTE: Petlove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE