PUBLICIDADE
DICAS

Boiadeiro Australiano – Principais doenças

os principais problemas que podem afetá-lo são a atrofia progressiva da retina, luxação de patela, surdez congênita, catarata e os cálculos urinários

07/04/2021 07h37 | Atualizada em 07/04/2021 07h48

Boiadeiro Australiano – Principais doenças

Internet

Também conhecido como Australian Cattle Dog ou por Blue Heeler, o boiadeiro australiano é uma raça que foi desenvolvida para trabalhar com o gado, sendo um cachorro poderoso, muito inteligente e apegado à família. Sua rusticidade é conhecida em todo mundo, pois se trata de uma raça bastante resistente e saudável. Você sabe quais são as principais doenças do Boiadeiro Australiano?



O Blue Heeler não possui muitas doenças ligadas à sua genética, mas os principais problemas que podem afetá-lo são a atrofia progressiva da retina, luxação de patela, surdez congênita, catarata e os cálculos urinários. 

Atrofia Progressiva da Retina

A atrofia progressiva da retina é uma doença ocular hereditária em que a retina se degenera, prejudicando a visão do cachorro e muitas vezes levando à cegueira. A patologia tem formas iniciais e tardias. A versão inicial envolve o desenvolvimento anormal de células, causando problemas de visão aos três meses. No estágio tardio, as células se desenvolvem normalmente, mas irão degenerar com o tempo. Infelizmente, não há cura para a atrofia retiniana progressiva e o Boiadeiro Australiano é suscetível a essa doença.



Luxação de patela

A luxação de patela ou a luxação patelar afeta os cachorros de forma genética, ou traumática e o Blue Heeler é predisposto a essa condição. Essa doença é uma movimentação anormal da patela, osso que faz parte do joelho dos pets, causando dor e instabilidade. A patela se move com a extensão e a flexão do joelho, portanto, pets que fazem muitos exercícios ou sobem em móveis sem a ajuda de rampas, ou escadas estão mais sujeitos ao deslocamento.

Surdez congênita

A surdez pode acontecer com mais frequência do que você imagina no Australian Cattle Dog. Alguns exemplares da raça podem ter surdez total e outros surdez parcial. Os cachorros com problemas auditivos congênitos costumam deixar isso evidente de várias formas, como não perceber a chegada de pessoas perto dele, se assustar com contato físico e latidos excessivos. Ao notar que o seu cão não escuta bem, é muito importante que você o leve ao médico veterinário.  

Catarata

Outra doença comum que afeta os olhos do Blue Heeler é a catarata, famosa por formar uma película cinza nos olhos do pet. Essa película impede a entrada de luz no olho devido à morte das células que ficam na região e em estágios avançados o pet pode ficar cego. Se tratado precocemente, o quadro pode não evoluir para cegueira. 

Cálculos urinários 

Uma das principais doenças do Boiadeiro Australiano, popularmente conhecidos como “pedras nos rins”, os cálculos urinários são caracterizados pelo acúmulo de alguns tipos de minerais na bexiga e uretra, comprometendo a capacidade do pet para urinar. Há uma série de motivos que contribuem para a formação dos cálculos, como o pH da urina, consumo reduzido de água e tipo de dieta do cachorro. A doença pode ter origem genética, como no caso do Boiadeiro Australiano, mas fatores como idade e alimentação contribuem para o aparecimento do problema.

As doenças citadas aqui são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Boiadeiro Australiano pode levar uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma enfermidade. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de que algo está errado com seu peludo, procure um médico veterinário.

 

 

 

.

FONTE: PetLove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE