PUBLICIDADE
COMPORTAMENTO

Cachorros grandes são mais fáceis de treinar do que pequenos?

Muitos que pretendem adotar um cachorro pesquisam raças baseadas no tamanho do local onde moram. Outros já preferem os considerados mais inteligentes e treináveis.

21/09/2020 11h53 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Muitos que pretendem adotar um cachorro pesquisam raças baseadas no tamanho do local onde moram. Outros já preferem os considerados mais inteligentes e treináveis. Então, uma dúvida recorrente é: cachorros grandes são mais fáceis de treinar do que os pequenos?



Se levarmos em consideração o ranking de inteligência canina de Stanley Coren, podemos dizer que sim, já que das 10 raças raças mais inteligentes do mundo, isto é, que possuem mais facilidade em aprender novos comandos, apenas uma é de pequeno porte, o Papillon.

Para entendermos mais sobre essa questão, pesquisadores do Departamento de Especialistas Veterinários em Comportamento de Hanover, na Virginia, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa online utilizando apenas cachorros treinados em casa, ou seja, sem experiência em aulas profissionais de obediência, no objetivo de levantar a hipótese que o tamanho do pet pode estar ligado à sua capacidade de ser bem treinado no próprio lar.

Levando em conta que um cão totalmente treinado é aquele que faz as necessidades no local ideal por pelo menos dois meses, eles descobriram que 67% dos cachorros de pequeno porte foram considerados totalmente treinados em casa por seus humanos, enquanto 33% ainda urinavam e/ ou defecavam em lugares “errados” da casa.



Em contrapartida, surpreendes 95% dos grandalhões foram considerados totalmente treinados em casa, e apenas 5% foram apontados pelos pais humanos como pets que ainda não haviam aprendido o local correto que deveria ser usado como banheiro.

Mesmo que isso possa demonstrar que os cachorros grandes são mais fáceis de treinar do que os pequenos, os pesquisadores ainda agem com cautela perante a essa constatação, já que podem existir outras razões para que os pequeninos façam suas necessidades nos lugares errados. Uma delas é sobre o tamanho pequeno da bexiga, o que resulta em eliminações mais frequentes. Dependendo do tamanho da sua casa, por exemplo, pode ser possível também que eles em alguns casos não consigam andar tanto e acabem fazendo o xixi no meio do caminho por ficarem “apertados” demais.

Se os cachorros grandes são mais treináveis que os pequenos? Tudo indica que sim, mas ainda não temos resposta concretas. A expectativa é que o estudo norte-americano sirva como um pontapé inicial para mais pesquisas sobre o assunto.

.

FONTE: PetLove



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE