PUBLICIDADE
SÓ CLICAR

Por que os cachorros rolam na grama?

Não importa o local, se é um belo parque ou o jardim de casa, em algum momento o seu cão vai deitar e se esfregar no chão verde

15/09/2020 04h57 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Por que os cachorros rolam na grama?

Reprodução/Internet

Você já parou pra pensar por que os cachorros amam rolar na grama? Não importa o local, se é um belo parque ou o jardim de casa, em algum momento o seu cão vai deitar e se esfregar no chão verde, como se aquilo fosse uma das coisas mais maravilhosas do universo – e para eles provavelmente é!



Motivos para os cachorros rolarem na grama

Apesar deste comportamento ainda não ter sido alvo de estudos ou pesquisas, muitos comportamentalistas acreditam que os cães rolam na grama por questões hereditárias, já que os lobos costumam deitar em cheiros que acham interessantes. Por exemplo, alguns cães gostam de rolar em carcaças de animais mortos ou até mesmo em fezes, da mesma forma que seus antepassados faziam para notificar a matilha que estavam caçando durante a ausência.

Também existe a possibilidade dos cachorros rolarem na grama para camuflar o seu cheiro natural a fim de se esconder de suas presas. Por exemplo, os lobos podem rolar no gramado em que uma presa estava há pouco tempo para ficar com o mesmo cheiro que ela, o que concede a possibilidade de ele se aproximar e a atacar sem que seja notado olfativamente.



Cachorro que rola na grama depois do banho

Não é raro que logo depois de um bom banho seu cachorro queira se esfregar na grama… isso acontece porque com o banho tiramos o odor característico do pet, alterando sua “identidade”. Quando ele rola o corpo todo nessa situação, ele está tentando tirar o cheiro novo para recuperar mais rapidamente seu odor original. 

O mesmo vale para quando passando anti pulgas tópicos, por exemplo. O cheiro do produto, além de poder incomodar o cão por alguns instantes, altera por um instante seu odor habitual. 

Rolar na grama é normal… até certo ponto

Na maioria das vezes, o ato de rolar na grama é simplesmente seu cachorro sendo cachorro, fazendo jus à espécie e seguindo os hábitos de seus ancestrais. Mas é preciso ter atenção. O excesso pode caracterizar algum problema de saúde, afinal, nada em quantidades exageradas faz bem.

Se o seu cachorro está rolando em seu jardim com frequência, ele pode estar com alguma irritação na pele. Portanto, se o comportamento for muito repetitivo ou intenso, como se ele estivesse tentando coçar as costas a qualquer custo,  leve-o para uma consulta em um médico veterinário de confiança.

.

FONTE: Pet Love



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE