PUBLICIDADE
CURIOSIDADE

Por que os cachorros costumam arranhar a cama para deitar?

Chega até ser engraçado os movimentos que o animal realiza, seja para tirar um rápido cochilo ou desfrutar de uma longa noite de sono

13/07/2020 07h56 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Por que os cachorros costumam arranhar a cama para deitar?

Reprodução/Internet

Se você tem um cachorro em casa, sabe muito bem que toda vez que o bichinho vai até a caminha dele nada se resume a chegar, deitar e dormir. Antes, um verdadeiro ritual precisa ser feito para que finalmente o pet consiga descansar.



Chega até ser engraçado, tamanha a repetição e sincronia dos movimentos que o animal realiza, seja para tirar um rápido cochilo ou desfrutar de uma longa noite de sono. Mas você já parou pra pensar qual seria o motivo do cachorro arranhar a cama antes de deitar?

Mais uma vez, a explicação está no instinto do animal, que reflete um comportamento de muitas outras gerações, que em tempos distantes andavam bastante pela natureza até encontrarem um bom lugar para dormir. Os ancestrais caninos pisavam e arranhavam a grama ou as folhas para que dessa forma qualquer bichinho ou animal que por lá estivesse escondido pudesse sair e deixar o caminho livre para o canino fechar os olhos.

Regular a temperatura também seria um motivo para o seu cachorro realizar o ritual de arranhar todos os dias. De que maneira? Com o movimento rápido das patas, ele não só aquece o local no qual irá dormir, como também aumenta a própria temperatura corporal. Muito esperto!



Além disso, as patas dos cachorros possuem glândulas sudoríparas que ajudam a demarcar o território toda vez que o animal circula pela “cama” ou raspa as patinhas nela. E isso explica porque o pet ama tanto aquele cobertor já mais velhinho dele, é com aquele pedaço de pano que o bichano se sente mais confortável e reconhece o seu odor.

Então, toda vez que precisar substituir a manta ou cobertor do seu pet, saiba que provavelmente o novo acessório precisará passar por um período de adaptação (regado a muita baba e arranhões) até conseguir se tornar um parceiro de cama indispensável do seu filho de quatro patas – que não abandonará o ritual que até você aprendeu a admirar.

.

FONTE: Pet Love



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE