PUBLICIDADE
VIDA DE PELUDO

Saiba identificar se seu gato está entediado

 A falta de socialização, entretenimento e enriquecimento ambiental pode causar, além de alguns comportamentos inadequados, muito tédio para um felino, que se sentirá apático e desmotivado pela situaç

10/07/2020 11h20 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Saiba identificar se seu gato está entediado

Reprodução/Internet

Já imaginou viver continuamente dias monótonos, chatos e repetitivos? Com certeza sua vida seria um tremendo tédio, não é mesmo? Normalmente, quando um gato está impaciente é por esse motivo. A falta de socialização, entretenimento e enriquecimento ambiental pode causar, além de alguns comportamentos inadequados, muito tédio para um felino, que se sentirá apático e desmotivado pela situação.



Enriquecimento ambiental = obrigação!

Para a maioria dos pets, os cenários não mudam de acordo com os dias, muito pelo contrário, já que estão sempre dentro de casa. Isso faz com que eles dependam muito dos humanos para o divertimento, seja para uma brincadeira ou comer o petisco favorito. “Então os gatos se divertem apenas na presença dos humanos?” Claro que não! Os pais precisam entender que esses pets dependem de um ambiente enriquecido para sobreviver saudavelmente. Inclusive, um ambiente pobre é a causa de quase todos os comportamentos inadequados vistos nos gatos.

Sinais de que um gato está entediado

Assim como muitas pessoas, os gatos, quando estão bastante entediados, costumam comer incessantemente. O tédio é um sentimento comum entre humanos e pets e possui o mesmo efeito entre as partes: causar muito estresse! Além da comida, os gatos ainda descontam o nervosismo no excesso de limpeza, no sono excessivo, além de dispor de alguns comportamentos inadequados, incluindo agressão, destrutividade, compulsão, busca incessante por atenção, entre outros.

Como tirar meu pet do tédio?

Para quem não sabe, o enriquecimento ambiental é uma forma de oferecer artificialmente tudo o que o pet precisa para que ele possa se sentir satisfeito, e os brinquedos são as melhores armas para entretê-los por longos períodos e chutar o tédio para escanteio. Se acredita que o seu filho de quatro patas não gosta de nenhum tipo de brinquedo, provavelmente você ainda não encontrou os produtos certos.



Saiba identificar se seu gato está entediado

Existem inúmeros tipos de brinquedos disponíveis no mercado pet, seja para o gato mastigar, tocar, arranhar, pular, perseguir (como se fossem presas), ver, ouvir, arranhar e até descansar. Há apenas uma fórmula para descobrir quais são os tipos que o seu felino mais gosta: comprando opções variadas e testando. Então, prepare-se para ver metade dos itens obtidos deixados de lado. Mas você pode doá-los para outros pets quando perceber que o seu filho de quatro patas realmente não os usa.

Vale destacar que é preciso fazer um rodízio com todos esses brinquedos, para que o pet não enjoe rapidamente. E mesmo com esse revezamento, é válido dizer que chegará um momento em que os brinquedos comprados já não serão mais interessantes para o gato, que pode se entediar caso não seja oferecido algo novo.

Acredita que o seu pet possa estar desapontado? Promova coisas novas para ele, afinal, o entretenimento é a melhor pedida para deixar um gatinho satisfeito!

.

FONTE: Pet Love



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE