PUBLICIDADE
DOE SANGUE

Hemocentro realiza coleta de sangue em shopping de Cuiabá neste sábado (18)

O ônibus da instituição estará no Pantanal Shopping das 13h às 18h; Para contribuir, o doador deve apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e ter acima de 51kg

Da Redação

Equipe

17/09/2021 16h19 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Hemocentro realiza coleta de sangue em shopping de Cuiabá neste sábado (18)

Internet

O número de doadores de sangue voluntários caiu consideravelmente nos últimos meses no estado, principalmente por conta da pandemia. Por esse motivo, em parceria com o Hemocentro e a União de Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Umadrecre), o Pantanal Shopping promove neste sábado (18) ação para incentivo a doação de sangue. O ônibus para coleta da instituição estará no estacionamento, pelo acesso B, das 13h às 18h.



Atualmente, a situação do estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos da instituição está nos estados de alerta e crítico, e há a necessidade de reposição. A Diretora Geral do Hemocentro, Gian Carla Zalena, aponta que a ação desse sábado tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da contribuição e, principalmente, fidelizar doadores.

“Normalmente, os doadores voluntários cadastrados fazem uma doação anual. Porém os homens podem fazer até 4 doações ao ano e as mulheres 3. Se todos os doadores voluntários fizessem essa contribuição ao menos 2 vezes ao ano, o hemocentro conseguiria manter um estoque estratégico significativo, o que faria que não faltasse hemocomponentes à pacientes no estado”, explica.

A diretora ainda informa que uma única doação pode salvar até quatro vidas, isso porque de uma bolsa de sangue são retirados os hemocomponentes: plaquetas, concentrado de hemácias, crioprecipitado e o plasma, que são distribuídos pelos hospitais dos municípios e atendem à pacientes internados e casos de emergência.



Segundo o Superintendente da Umadecre, Pr. Rogério Moreira dos Anjos, ajudar ao próximo é um dos princípios que norteiam a comunidade, e, nos dias atuais, uma das formas de colocar isso em prática é através da doação de sangue. “Pensando na parceria pela vida através do Hemocentro, vimos a necessidade de buscar um espaço acolhedor, de fácil acesso e de muito movimento, instigando assim o público que frequenta o shopping a se cadastrar para doação de sangue”, pontua.

A coordenadora de marketing do shopping, Emmanuelle Thomaz, aponta a importância de apoiar ações como essa, e que, em cinco horas de evento é possível atender até 40 doadores. “Um dos pilares do Pantanal Shopping é auxiliar na promoção de qualidade de vida para a comunidade. Por isso, sabendo da necessidade, não poderíamos ficar de mãos atadas”.

Para contribuir, o doador deve apresentar um documento com foto válido em território nacional, ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e ter peso igual ou superior a 51kg. Aqueles que foram diagnosticados com COVID-19 devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas; e os que foram vacinados devem aguardar prazos conforme a vacina tomada: Coronavac ou Covaxin, após 48h; Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, 7 dias; e Influenza (vacina da gripe), 48h.



Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE