PUBLICIDADE
MT HEMOCENTRO

Ônibus recebe doação de sangue na Praça Alencastro nesta terça (12)

Unidade móvel tem capacidade para realizar 40 coletas. Os atendimentos serão das 7h30 às 12h. No período da tarde, será das 13h às 16h.

12/02/2019 07h53 | Atualizada em 12/02/2019 07h59

Ônibus recebe doação de sangue na Praça Alencastro nesta terça (12)

Reprodução/Internet

Com a proximidade do carnaval, o Hemobus (ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro), estará estacionado nesta terça-feira (12.02) na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, para sua primeira campanha de coleta de sangue de 2019.

O ônibus conta com uma equipe de profissionais da saúde composta por: um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem que realizará os procedimentos de coleta dos doadores. Os atendimentos serão das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

De acordo com a gerente de Doação do Hemobus, Gian Carla Zanela, o ônibus consegue atender 20 pessoas no período da manhã e outras 20 no período da tarde.

Toda doação será destinada para reforçar o estoque da unidade, já que neste mês aumenta a procura por bolsas de sangue nos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. “A nossa coleta está ocorrendo em função do carnaval. Sempre buscamos atender as necessidades das grandes festas, por isso, é necessário realizar essas campanhas e, garantir o estoque de sangue”, explicou a gerente.  

Os voluntários que desejarem doar sangue precisam atender algumas exigências estabelecidas pelas normas de serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Critérios para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar  2 horas;
  • Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Cronograma do Hemobus

  • Terça-feira (12.02), quinta-feira (14.02) e (21.02), na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá;
  • Terça-feira (19.02), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campos São Vicente

               Rodovia BR-364, Km 329, s/n 

  • Sexta-feira (22.02), estacionamento do Fórum de Várzea Grande

               Av. Castelo Branco, s/n – Bairro água Limpa.

  • Quinta-feira (28.02), estacionamento do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

               R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT;

Serviço

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Além disso, atende ao Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Municipal São Benedito e Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Os candidatos interessados em doar sangue e tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3623-0044.

.

FONTE: GCom

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE