PUBLICIDADE
INFRAÇÃO NO TRÂNSITO

Semob aponta redução em multas por excesso de velocidade

Até o dia 11 de maio, foram 90.143 multas aplicadas, sendo que no mesmo período do ano passado foram 154.750 autuações. 41% menos

Celestino Carlos

Jornalista

15/05/2018 09h39 | Atualizada em 16/05/2018 13h56

Semob aponta redução em multas por excesso de velocidade

Reprodução

A Secretaria de Mobilidade Urbana Semob divulgou na manhã desta terça-feira (15), os dados que apontam o número de multas registradas pelos radares, em Cuiabá.

De acordo com os dados da Semob, o número de multas registrados nos primeiros cinco meses de 2018 teve uma redução de 41% em comparação ao mesmo período de 2017. Até o dia 11 de maio, foram 90.143 multas aplicadas, sendo que no mesmo período do ano passado foram 154.750 autuações.

Ainda de acordo com a Semob, a principal infração cometida pelos motoristas é transitar em velocidade superior ou máxima permitida, foram 47.424 ocorrências registradas em 2018, enquanto em 2017 foram 72.693.

Atualmente a cidade de Cuiabá conta com 25 radares fixos, 25 equipamentos de avanço semafóricos e sete equipamentos de lombadas eletrônicas.

Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Michel Diniz, equipamentos como o radar, por exemplo, têm como intuito diminuir o número de acidentes. “O objetivo dos equipamentos nunca foi o de multar e sim de diminuir os acidentes nas avenidas da Capital. Do ano passado em relação ao mesmo período, houve uma redução nas infrações por velocidade de 34%. Notamos que as pessoas ainda têm dúvida em relação a essa questão da velocidade, uns passando abaixo demais e outros que excedem”, conta o diretor.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, salienta que o condutor pode recorrer das multas de forma simples e rápida. Dessa forma, ele orienta os motoristas que não estão de acordo com a autuação como deve proceder em sua defesa. “O condutor pode solicitar a substituição da penalidade por advertência prescrita no artigo 267 do Código de trânsito Brasileiro. Vale ressaltar que esse benefício é válido para multas que se enquadram como leve ou média”, direciona o Secretário.

As principais infrações cometidas no trânsito cuiabano

Transitar em velocidade superior ou máxima permitida (47.424);

Avançar sinal vermelho do semáforo (19.187);

Estacionar em local/horário proibido (3.418); estacionar no passeio (2.447) e deixar de utilizar cinto de segurança (1.677).

Como recorrer das multas

Para recorrer, o condutor deve acessar, primeiramente, a página da prefeitura de Cuiabá www.cuiaba.mt.gov.br, pelo computador ou celular e clicar no banner Serviços ao Cidadão. O passo seguinte é abrir o banner Consulta de Infrações de Trânsito. Depois, iniciar o cadastramento que vai mostrar a forma de preenchimento de um formulário para apresentação de defesa contra multas do veículo.

 

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE