PUBLICIDADE
SALA DE CULTURA

Presidente da Câmara de Cuiabá homenageia o poeta Moisés Martins

O espaço cultural terá o nome do poeta e escritor mato-grossense, que relembrou durante a cerimônia das histórias das ruas de Cuiabá

Da Redação

Equipe

07/12/2017 14h46 | Atualizada em 07/12/2017 14h55

 O  poeta, imortal da Academia Matogrossense de Letras, ex-vereador entre outras funções, Moisés Martins, 76 anos, foi homenageado na terça (6) na Câmara Municipal de Cuiabá. Ele visitou a Casa e falou sobre a preservação da história da memora cuiabana.

Em uma de suas falas, Moisés Martins relatou do passado da Casa de Leis cuiabana.  “tivemos um grande vereador, aqui nessa casa chamando Barbosa Caramuru, ele fez um projeto de lei que eu ratifiquei, eu assinei junto com ele para que a prefeitura colocasse o nome nas ruas oficiais e colocasse também o apelido delas, por exemplo, a rua dos porcos é a Antônio João, nós vamos ter vergonha de dizer que nós temos uma rua dos porcos em Cuiabá, por que rua dos porcos?, porque lá havia um criação de porcos que desaguava na prainha”.

Outro exemplo dito pelo ex-parlamentar, foi o da rua 15 de julho, que antigamente era conhecida como rua Bela do Juiz, assim era conhecida porque um juiz morara próximo a praça da República, e ele se apaixonou uma presidiária, esta fugia as noites do quartel, que ficava na, hoje, biblioteca Estevão de Mendonça para visitar o juiz, esse fato, tornou Bela do Juiz um nome popular e assim os  cuiabanos chamavam aquela rua, após a inclusão do nome oficial, poucos cuiabanos conhecem essa história, daí a importância de preservar a cultura cuiabana.

O presidente ao parlamento municipal, Justino Malheiros, ressaltou a importância do poeta para a cultura de Mato Grosso e de Cuiabá, ao mesmo tempo em que informou ao Acadêmico que Câmara o homenageou dando seu nome a Sala de Cultura da Câmara de Cuiabá. “Essa homenagem decorre dos importantes serviços prestados pelo poeta a arte e a cultura cuiabanas”, complementou Malheiros.

FONTE: Assessoria

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE