PUBLICIDADE
PROTEÇÃO

“Faço simplesmente por amor”, diz dona de abrigo que cuida de 32 cães

Cinthia Fernandes tem o abrigo desde 2015 quando resgatou a cadela Pitbull, Teka

José Wallison

Repórter

16/07/2017 15h25 | Atualizada em 17/07/2017 09h29

“Faço simplesmente por amor”, diz dona de abrigo que cuida de 32 cães

Anjos Peludos Cuiabá

O amor aos animais fez com que Cinthia Amorim fizesse da sua casa, da sua sogra e de sua mãe, um abrigo para cachorros. O projeto “Anjos Peludos” fica localizado no bairro Pedra 90 e abriga hoje 32 cães, alguns precisam de cirurgias e medicação. Com a ajuda do seu marido, Cinthia limpa, cuida, medica e alimenta os animais. 

Em Cuiabá, cerca de 11 mil cães estão abandonados, segundo a Prefeitura de Cuiabá. Cinthia disse que já passou dificuldades, teve um dia que não tinha rações para os cachorros, eles passaram um dia sem comer. “Teve momentos difíceis, eu vi a cara deles com fome, eu já passei fome na minha vida. Sabia o que eles sentiam”, contou ao Circuito MT.

A protetora não tem descanso. “Finais de semana é dia de limpeza, tiramos tudo para limpar, alguns animais estão muito doentes e alguns com doenças incuráveis”, disse.

Por mês Cinthia gasta R$ 5 mil com rações, medicamentos e cirurgias. A cuidadora trabalha como balconista, recebe cerca de R$ 1 mil. “Meu marido reclama sempre que nunca vê meu dinheiro, mas não posso abandonar os cachorros, eu amo o que faço”, falou.

Primeiro Resgate

Teka comendo pela primeira vez, após o resgate
Teka comendo pela primeira vez, após o resgate

Em novembro de 2015, Cinthia encontrou a cadela que mudou sua vida. Teka é uma cadela da raça Pitbull, que foi deixada para morrer no município de Várzea Grande. Ela foi encontrada amarrada em uma mangueira no meio de um matagal. Segundo Cinthia, Teka ficou 50 dias sem água e comida, sobreviveu bebendo água da chuva. 

Cinthia ficou por várias horas procurando Teka, junto com um sargento da Polícia Militar (PM).  Quando já estava desistindo de procurá-la, ela escutou a cadela tossindo. “Não acreditei que alguém deixaria um Pitbull morrer”

O ex-dono de Teka era dono de um restaurante que faliu. A cadela, quando foi encontrada, tinha 15kg e agora está pesando 60kg. 

Teka recuperada

Quando foi encontrada, estava com metade do útero danificado, desnutrida, desidratada e com sarna. “ Quando chegamos perto dela, ela ficou tentando latir, mas não saia nada, eu fiquei aterrorizada com tanta maldade do antigo dono dela, mesmo assim, isto não a afetou. Ela é muito dócil com humanos, mas ela é brigona com cachorros”, descreveu. 

Uma pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processada e perder a guarda do bicho. A Lei 9.605 de 1998 de proteção aos animais é federal e, de acordo com o artigo 32, abuso, maus-tratos e mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode gerar pena de três meses a um ano de prisão.

Doações

O abrigo Anjos Peludos sobrevive através de doações que podem ser feitas através de transferência bancária. 

Caixa Econômica Federal; Agência 0686 ; tipo 013 ; Conta 237872-7 

Banco do Brasil ; Agência 4043-6 ; tipo C/C ; conta 21014-5
   
 

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE