PUBLICIDADE
ESPIRITUALIDADE EM MT

‘Amai-Vos e instruí-Vos’: Congresso Espírita que acontece em agosto

Durante quatro dias milhares de pessoas ouvirão reflexões facilitadas por 11 expoentes do movimento no país

Da Redação

Equipe

10/06/2017 18h10 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00 1 comentario

Realizado a cada quatro anos, o Congresso Espírita de Mato Grosso que acontece de 17 a 20 de agosto, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, traz como conferencistas, para essa sexta edição, 11 facilitadores espíritas de renome nacional para que, através de suas conferências, fomentem reflexões inerentes à busca do ser enquanto espírito imortal a partir do tema do congresso, Amai-vos e Instruí-vos. O evento, que está sendo preparado para receber presencialmente duas mil pessoas, será transmitido ao vivo pelo site da Federação Espírita do Estado e pelo canal Febtv. 

Presidente da Federação Espírita de Mato Grosso (Feemt), Lacordaire Faiad explica que todos os conteúdos que serão apresentados pelos conferencistas deverão convergir para o resgate reflexivo do pensamento que Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, buscou em Jesus. “Porque Jesus fazia esse exercício reflexivo em todas as suas conversas, levando aqueles que se acercavam dele a um processo de reflexão de si para consigo e de si para com a vida”, comenta Lacordaire, que também será um dos palestrantes do evento.

Na esteira desse raciocínio acrescenta que o reviver do evangelho de Jesus em espírito e verdade é a proposta e a responsabilidade da doutrina espírita. Por isso, a escolha do tema amai-vos e instruí-vos como fio condutor do congresso. Pontua que essa foi uma das orientações espirituais ditadas por Jesus, enquanto Espírito de Verdade, codificada por Allan Kardec, em 1861, e que consta do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.

“Ao nos convidar ao amor e à instrução, Jesus nos leva a pensar não somente na educação formal e cognitiva, mas na educação do nosso ser. Talvez hoje dissesse: espíritas, amai-vos e educai-vos. Entendemos que é a educação dos sentimentos e das emoções que acontece através da autoconscientização do amor às leis divinas e dos nossos esforços íntimos para desenvolver as virtudes essenciais”.

Sobre o que chama de brisa reflexiva, Lacordaire acredita que ela esteja chegando a várias áreas do conhecimento. E chama a atenção para esse importante exercício de autoconhecimento. “Por exemplo, nós espíritas, quantas vezes sabemos as perguntas e as respostas contidas no Livro dos Espíritos ou os capítulos do Evangelho Segundo o Espiritismo, mas temos alguma dificuldade em entender, em refletir mais profundamente esses conteúdos para nossas vidas”.  

Serão quase 20 horas de reflexão compartilhadas pelos facilitadores convidados, além das apresentações artísticas capitaneadas pelo Grupo Juventude Ativa, formado por jovens de várias casas espíritas adesas à Federação. E conforme Saulo Gouveia, vice-presidente administrativo da Feemt, o evento também guarda em seu bojo o objetivo de oportunizar o convívio fraterno entre os congressistas. 

Para isso, já há alguns meses, 50 voluntários trabalham na preparação do evento em diversas áreas e durante os quatro dias de congresso, esse número chegará a 150 tarefeiros que deverão estar qualificados não só para acolher os participantes como também para dar fluidez às demandas pontuais na ocasião.  

“Queremos que o evento se torne, a cada edição, mais fraterno, mais afetivo e mais acolhedor”, diz Saulo, ao justificar a preparação prévia com envolvimento de tantas pessoas. “Queremos oportunizar aos congressistas, além dos conteúdos oferecidos à luz da doutrina espírita, a real possibilidade da convivência fraterna”. 

Palestras e palestrantes 

Entre os temas que serão abordados estão, Como desenvolver o amor nas relações familiares (Alberto Almeida), O amor e a superação do sentimento de indiferença (Jorge Godinho), Como desenvolver o amor aos que nos perseguem e caluniam (Gabriel Salum), Como desenvolver o amor a si mesmo (Sandra Borba), O espírita e a liderança amorosa (Saulo Gouveia), O amor e a superação do sentimento de vitimização (Lacordaire Faiad), O amor e a superação das influências espirituais obsessivas (Suely Caldas), O amor e o cumprimento do propósito existencial (Afro Stefanini II), O meio prático para conhecer, compreender, amar e cumprir as leis divinas na consciência (Haroldo Dutra), O amor e a missão do espírito imortal (Alírio de Cerqueira Filho) e Como desenvolver o amor a Deus de todo coração, alma e entendimento (Geraldo Campetti). O médium Raul Teixeira é o convidado especial desta edição.

Serviço

As inscrições para o 6º Congresso Espírita de Mato Grosso poderão ser feitas através do site www.feemt.org.br, em que também são encontradas outras informações sobre o congresso, como valores, palestrantes e a programação completa. Ou pelo telefone (65) 3644 2727. Para entrar em contato com a equipe de comunicação da Feemt : comunicação@feemt.org.br . 

Transmissão ao vivo: www.feemt.org.br/aovivo e www.febtv.com.br (Canal 3)

1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. No momento estamos na carne. Devemos pensar nelas e tentar ser eterno no corpo alma e epirito. Com tudo isto é a verdade para acontecer. Mas isto tem quê ter muita enteligencia. E pra começar têm que ser um humano muito adiantado no tempo que estamos. Não é uma hora pra outra. São milhares e militares de tempo. E sem nem UmA entidade. Apenas seres humanos confiáveis.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE