PUBLICIDADE
LA GOURMANDISE

Cuiabanos podem saborear creperia genuinamente francesa no Morada do Ouro

Iguaria conquista o gosto dos cuiabanos que há dois anos podem “viajar” até a França por meio da culinária

Catia Alves

Jornalista

30/04/2017 17h03 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00 7 comentarios

De sabor suave e delicado, o crepe francês pode ser apreciado em Cuiabá por amantes da boa culinária e curiosos. Diferente da iguaria suíça e da famosa panqueca brasileira, a massa do crepe francês salgado não contém glúten nem lactose e é integral. Em princípio, pode parecer estranho, mas depois de provar é amor à primeira mordida.

Porém, não é só de massa que o crepe francês é feito. Os recheios têm diferenciais também. Verduras e legumes são, em sua maioria, base para o prato. Talvez este seja o segredo para a leveza e elegância do crepe servido na capital pela La Gourmandise Creperia.

Localizado no bairro Morada do Ouro, na Avenida Djalma Ferreira de Souza, o negócio de família já está no mercado desde 2014. No início foi difícil, porque o sabor não agradava os clientes e adaptações tiveram que ser feitas. Mas, dois anos depois, a clientela já se consagrou e a crepe caiu no gosto dos cuiabanos.

A chef e proprietária da La Gourmandise Creperia, Isabelle Lebon, conta que precisou adaptar o recheio dos crepes, porque na França o recheio não é “generoso” como os brasileiros preferem.

“Quando começamos aqui, as pessoas pediram para acrescentar carne como, por exemplo, o filé mignon, e também o requeijão. Na França não tem requeijão e o que existe é muito caro. Lá se faz com frutos do mar ao invés da carne”.

Casada com o cuiabano Celso de Oliveira, Isabelle morou por 23 anos em Paris, onde criou os cinco filhos. Hoje, só o mais velho dos filhos mora na França, os outros quatro ajudam a mãe no estabelecimento que funciona de quarta-feira a domingo, das 19h às 23h, exceto aos domingos que fica aberto até 22h.

“Eu conheci meu marido aqui e o levei para a França comigo. Lá nós trabalhávamos e eu estudei na escola de gastronomia Chef Crêpière e de Pizzaiolo. Mas, eu sou de Normandia [noroeste da França], onde se faz muito crepe. Minha mãe faz crepe e desde pequena eu aprendi. Também trabalhei em um restaurante francês fazendo crepes”, contou Isabelle.

A origem é antiga. Os crepes são consumidos de várias formas há cerca de 9.000 anos e sempre estiveram presentes em muitas regiões da Europa. A primeira receita de que se tem notícia foi encontrada na França, por volta de 1390, em um livro chamado “Manger de Paris” (Comida Parisiense). 

Prato sobretudo rural, o crepe alçou voo para as mesas mais sofisticadas, preparadas com produtos exóticos e raros. Atualmente, são servidos de todas as formas: salgados ou doces; simples ou recheados; abertos, enrolados ou empilhados; como sobremesa ou entrada. Apesar de requintados, nos recheios os crepes mantêm desde a Idade Média a mesma forma simples e rápida de preparação.

A massa do crepe francês salgado é feita com o trigo sarraceno. De cor negra, é cultivado em lugares frios e consumido na forma de grãos ou de farinha. O trigo dá um sabor bem característico ao crepe francês. O crepe doce é feito com trigo normal, a farinha branca, assim como na França e no Brasil.

Ao provar o crepe, a diferença realmente é grande e é preciso estar aberto a provar novos sabores. É uma explosão deles dentro da sua boca. O trigo nunca antes experimentado, mais os temperos do recheio tornam a experiência ainda mais agradável. Mas aí vai uma dica: ao provar os crepes salgados, experimente a pimenta da casa. O azeite, mais as especiarias e a pimenta se completam com o restante do conteúdo.

AMANTES DO DOCE

Para os amantes do doce, o crepe doce não é enjoativo. Pelo contrário, é praticamente um pecado prová-lo tão rápido. A massa fina com o recheio, sorvete e frutas, é algo especial. Na creperia você pode provar o salgado e o doce em um combo no valor de R$ 32,90.

Uma novidade que ainda não está no cardápio é o crepe doce com a massa salgada. O recheio é de banana ou com compota de maçã e são indicados pelos garçons para quem não pode usar lactose ou glúten.

Isabelle conta que no começo, ao provar o crepe, os clientes faziam cara feia. “Ficava chato porque eles comiam o crepe e faziam cara feia. Mas havia uns que gostavam na hora. Agora, do crepe doce todo mundo gosta”, contou rindo.

Para quem quer conhecer um pouco da culinária francesa, a La Gourmandise Creperia está de portas abertas para te levar a essa “viagem” de sabores. “Se eles quiserem conhecer a cultura francesa, aqui é o lugar. Colocamos músicas em francês, a equipe é 100% francesa, então podem falar em francês com todos à vontade, temos clientes franceses, a comunidade francesa, belga, vem para cá”, convidou a chefe.

PIZZA E LANCHES

Além dos crepes, a La Gourmandise oferece pizzas e lanches, que foram muito importantes no começo, pois sempre tinha alguém que preferia o tradicional baguncinha ao crepe de aspecto diferente.

Já as pizzas agradam os clientes e são preparadas à francesa, segundo a chef Isabelle. “A massa é diferente, é feita na hora e à mão. O molho é da casa com ingredientes bem selecionados. Deixamos a massa descansar por alguns minutos, preparamos e servimos”. O prato com quatro pedaços serve até duas pessoas.

No local são oferecidos sucos naturais (laranja) e integrais (uva e maçã), refrigerantes, água, cerveja e vinhos. E quem prefere levar a comida para comer no conforto de casa também pode fazer o pedido antecipado pelo telefone: (65) 9 9341-3496.

Facebook: La Gourmandise creperia

7 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. wow, the cake looks delicious and very attractive, thank you for sharing slither io

  2. This French dish is very impressive and tasty, conquering the taste of Cuiabanos two years ago run 3

  3. Thanks for your article! I have read through some similar topics! However, your post has given me a very special impression, unlike other posts. I hope you continue to have valuable articles like this or more to share with everyone! asianfanfics

  4. get all paid apps using game hacking tool called, creehack apk

  5. Happy Wheels Geometry Dash Para quem quer conhecer um pouco da culinária francesa, a La Gourmandise Creperia está de portas abertas para te levar a essa “viagem” de sabores.

  6. “Ficava chato porque eles comiam o crepe e faziam cara feia. Mas havia uns que gostavam na hora. Agora, do crepe doce todo mundo gosta”! happy room 2.0 game.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE