PUBLICIDADE
Reconhecimento

Grupo de astronomia em MT coloca 3 nomes na votação da revista Astronova

A luta pela popularização da Astronomia é uma realidade. Para ajudar no reconhecimento de quem luta pela causa é que a revista Astronova promove uma votação nesse sentido. Três desses de MT na lista.

Adriana Nascimento

Acesse o Blog

13/12/2017 00h59 | Atualizada em 13/12/2017 01h25

Grupo de astronomia em MT coloca 3 nomes na votação da revista Astronova

Divulgação

 

 

 

 

Em sentido horário: Elvis Lira, Denilton Gaio e o CAMT, sob a presidência de Paulo Wolkmer estão na lista de três das seis categorias

Na segunda e última fase de votação de pessoas de todo o Brasil que merecem ser lembradas pelo esforço e trabalho dentro da Astronomia em território brasileiro, organizada pela revista Astronova, três dos quatro nomes indicados pelo grupo que fomenta a popularização da Astronomia em Mato Grosso (formado pelos responsáveis  pelo blog Space News MT, Instituto de Física da UFMT e Rotary Club Cuiabá) estão na lista. São eles, dentre os nomes mais votados por internautas de todo o Brasil entre setembro e outubro deste ano, o dos professores-doutores do Instituto de Física da UFMT: Denilton Gaio e Elvis Lira e o Clube de Astronomia de Mato Grosso (CAMT), sob a presidência de Paulo Wolkmer. Para votar os internautas devem fazer login no Google e acessar o link clicando AQUI.

No formulário devem ser votados os concorrentes em seis categorias de trabalho dentro da astronomia amadora e divulgação científica. O prazo para votação termina em 31 de dezembro de 2017. Elvis Lira concorre na categoria ‘Divulgador Científico’; Denilton Gaio na categoria ‘Astronomia na Educação’ e o CAMT na categoria ‘Grupo Destaque’. Além dessas categorias a votação tem ainda outras três: Inovação em Astronomia, Pesquisa e Monitoramento e Astrofotografia.

Quem são nossos astros?

Denilton Gaio: Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1989); Mestre em Física pela Universidade Federal do Paraná (1991) e Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Física Ambiental da UFMT. Desenvolve pesquisa em modelagem análoga elétrica-hídrica da dinâmica hídrica em plantas vasculares e estudos sobre preenchimento de falhas em séries históricas de variáveis ambientais. Tem experiência em Instrumentação para o Ensino de Física e participa de projetos na área de astronomia.

Elvis Lira: Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Neurofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: dipolar interactions, metodo de monte carlo, nanowires, magnetic properties e dynamic causal modelling.

CAMT: Criado oficialmente em 8 de abril de 2016 é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, vinculado ao Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, apoiado pelo Rotary Club de Cuiabá e pela SPACE NEWS – Agência de Assuntos Astronômicos, todos como partes integrantes do mesmo. Desde sua criação já executou três grandes eventos sendo duas edições do “Descobrindo o céu de Cuiabá” e um Asteroid Day. A associação tem por finalidade a pesquisa, o ensino e a difusão da astronomia, tendo como propósito as seguintes metas: Agremiar interessados e entusiastas da Astronomia para intercâmbio de ideias e informações sobre ciências espaciais em suas mais diversas formas, tais como cosmologia, planetologia, astronáutica, entre outros; Congregar interessados pela astronomia e áreas afins; Estimular a divulgação e a pesquisa em astronomia; entre outras.

(Adriana Nascimento – Space News MT

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE