PUBLICIDADE
Evento

TC tem edição em janeiro 2018

O evento Telescópios na Chapada trará grandes nomes da astrofotografia brasileira para Mato Grosso

Rose Domingues

Acesse o Blog

23/11/2017 10h33 | Atualizada em 23/11/2017 17h15

TC tem edição em janeiro 2018

Divulgação

 

O evento Telescópios na Chapada já está com programação parcial para acontecer em janeiro de 2018 e as inscrições estão abertas. Os interessados podem acessar a página do evento no facebook (Telescópios na Chapada) e ver todas as informações. O evento acontece entre os dias 19 e 21. No dia 19, às 18h com Observação Solar, com telescópios H-Alpha (visualização de cromosfera e proeminências). Logo depois ocorre observação noturna com vários telescópios e atividade de astrofotografia. Os organizadores informam que estas atividades ocorrerão na entrada da pousada do Mel, são gratuitas e de livre acesso a quem quiser comparecer.

 

No sábado, (20.01) o evento prossegue às 10h com palestra sobre Astrofotografia lunar de alta resolução, ministrada pelo astrofotógrafo e astrônomo amador, Avaní Soares, o mesmo que, em 2012, descobriu uma cratera fantasma na Lua, satélite pelo qual é apaixonado. Depois do almoço, às 15h ocorre a palestra sobre astrofotografia de objetos de céu profundo (DSOs) e processamento de imagens, ministrada por Rafael Compassi, criador do Canal Astrofoto (https://www.youtube.com/c/canalAstrofoto), que cria conteúdo com instruções de como começar e evoluir na astrofotografia.

O dia prossegue às 18h com observação solar com captura de imagens e às 19h os visitantes serão convidados a fazer uma trilha para subir os paredões, observar o por do Sol e fazer fotografia celeste de campo amplo. A programação segue às 22h com observação com telescópios e astrofotografia na área interna da pousada do Mel.

 

No domingo (21.01) os trabalhos têm início às 16h com observação Solar e captura de imagens. Os organizadores lembram que todas as atividades externas dependem das condições climáticas, os horários estão sujeitos a alterações e outras palestras ainda podem ser incluídas até a data do evento.

 

Um dos organizadores, o astrônomo amador, Roger Bonsaver, lembra que o evento é aberto, gratuito e livre para todas as idades. Quem quiser se hospedar ou acampar na pousada do Mel, para acompanhar todas as atividades, já pode entrar em contato com o Sidarta Espindola pelo WhatsApp (65) 99807-3360 e (65) 98119-4253.

 

(Adriana Nascimento – Space News MT)

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE