PUBLICIDADE
Eclipses e Chuva de Meteoro

Céu de agosto para todo gosto

O mês está recheado de surpresas no céu. Confira!

Adriana Nascimento

Acesse o Blog

01/08/2017 14h22 | Atualizada em 01/08/2017 14h39

Céu de agosto para todo gosto

Divulgação

Eis que chega agosto e a agenda dos aficionados pela astronomia está cheia. O mês, além de um céu claro bom de observar as estrelas e a lua – e alguns planetas a olho nu no dia a dia-, ainda traz surpresas agradáveis, mas algumas, infelizmente, não serão possíveis de ver por aqui, mas que podem ser verificadas pela internet. São elas: eclipses lunar e solar e outra chuva de meteoros.

O primeiro fenômeno será em 7 de agosto: um eclipse parcial da Lua. Esse, dessa vez, não será visível em Cuiabá. O que pode ser visto logo depois, entre os dias 12 e 13 será a chuva de meteoros Perseídeas. Quem gosta desses objetos celestes já pode começar a organizar ou buscar grupos de observação com telescópios, de preferência em locais onde existem menos luzes da cidade, como sempre recomendam os astrônomos.

Já no dia 21 ocorre um eclipse solar com uma duração de 2 minutos e 40 segundos. Porém, a Nasa informa que este deve ser visto somente parcialmente na América do Sul. Em Mato Grosso somente quem mora no norte do estado irá ver entre 0 e 10% do eclipse parcial, no máximo. Já quem estiver em Cuiabá e mais ao sul do estado, não terá a mesma ‘sorte’.

Sorte mesmo tem o povo americano que verá uma escuridão total neste que é o primeiro eclipse total do Sol desde março de 2016. A escuridão quase total poderá ser observada por residentes dos estados de Ohio, Kentucky e Virgínia Ocidental, enquanto que em algumas cidades mexicanas pode ser vista em 60%. E ai? #partiuestadosunidos?

Confira mais sobre astronomia no blog www.spacenewsmtblog.wordpress.com .

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE