PUBLICIDADE
EDMILSON EID

ARQUITETANDO COM ARTE

Artigo da coluna "Tendência" desta semana no jornal Circuito Mato Grosso

Edmilson Eid

Colunista

06/12/2015 10h00 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00


A programação visual nos edifícios vem cada vez mais conquistando espaço e surge como possibilidade de associar design e arquitetura para criar diferenciais estéticos reconhecíveis a distancia. 



Com o desenvolvimento das cidades os prédios antigos passam por uma transformação devido ao tempo construído, e a aplicação de novas técnicas e revestimentos é uma solução para renovação.

Nos grandes centros urbanos as fachadas começam a sofrer interferências com painéis criados por artistas plásticos dando nova vida, personalização e identificação ao empreendimento, mudando o panorama visual urbano.

Criticado por alguns profissionais arquitetos e designers, esta intervenção muda o conceito adotado no partido arquitetônico do projeto existente.



A arte das cores na arquitetura aplicada em fachadas de prédios também é usada nos conjuntos habitacionais, onde a programação visual das tonalidades dá mais vida e quebra a monotonia cromática da paisagem.

Nas últimas décadas, a comunicação visual conquistou espaço importante nas cidades possibilitando à população, maior conhecimento da arte cultural dos trabalhos dos artistas plásticos e não parou mais.

A valorização dessa intervenção plástica é constante nos materiais utilizados, não só com tintas, mas exploradas com acabamentos como vidro, pedras, laminados, madeiras e a cada momento surgem outros materiais com efeitos inovadores de cores e brilhos. 

O grafismo tem grande participação para o novo visual da cidade. Lugares com espaços públicos desprezados por muitos, viadutos, paredes de casarões, enfim tudo que o homem não dava valor, hoje passa a ser reconhecido e admirado.

Arquitetando com a integração dos trabalhos dos artistas plásticos, dando cor e movimento à edificação, é possível deixar a paisagem urbana alegre e com mais vida.

.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE