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WANIA MONTEIRO DE ARRUDA

QUER FICAR MAIS SAUDÁVEL? SIGA AS INSTRUÇÕES

Artigo da coluna "Nutritiva" desta semana no jornal Circuito Mato Grosso

Wania Monteiro de Arruda

Colunista

17/05/2015 10h00 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00


1-    Adicione no seu cardápio diário brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, agrião, espinafre. São boas fontes de antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce e ajudam a eliminar as toxinas do organismo



2-    Consuma fibras encontradas nos integrais como arroz, pão, macarrão etc. que favorecem o bom funcionamento do intestino e ajudam a jogar fora as toxinas do organismo.

3-    Beba muito líquido, ele é importante para a eliminação das impurezas através do suor, urina e fezes.
Boa opção além da água é o uso dos chás de hibiscos e verde, ricos em flavonoides que ajudam no rejuvenescimento, na limpeza do organismo.

4-    Opte por gengibre que acelera a desintoxicação do organismo. Ferva por 3 minutos 1 pedaço de gengibre em torno de três centímetros em 1 litro de água. Desligue o fogo e acrescente 1 ½ c. sopa do chá de hibiscos e deixe por 10 minutos; coe e tome 500 ml durante a manhã e 500 ml durante a tarde gelado ou quente.



5-    Evite alimentos industrializados, pois possuem muito sódio em sua composição, além dos conservantes, edulcorantes e acidulantes que são produtos químicos que o nosso organismo não reconhece como alimento e vai ter um ‘trabalhão’ para eliminá-los, causando vários problemas ao organismo.

6-    Experimente farinha de banana verde que alimenta as bactérias boas do intestino e forma uma barreira contra as bactérias ruins, deixando o seu intestino saudável para absorver melhor os nutrientes dos alimentos.
Exemplo: água de coco + 2 fatias de mamão + 1 c. sopa de farinha de banana verde e 1 c. sopa de farinha de linhaça.

7-    Aposte na Vitamina D, fique 10 minutos ao sol (período entre 7 e 9 horas da manhã) sem uso do filtro solar, para que a vitamina D se fixe no organismo. Ela facilita a absorção do cálcio, reduz os níveis dos radicais livres, moléculas essas que em excesso nos envelhecem e que inflamam as células e estas ficam propensas a acumular gordura.

8-    Inclua no cardápio oleaginosas como nozes, castanhas-do-pará e castanha de caju sem sal que ajudam a enxugar a gordura. São calóricas, por isso uma dica como lanche da manhã ou tarde:
6 amêndoas ou 2 castanhas-do-pará ou 2 de caju ou 2 nozes.

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