PUBLICIDADE
DRA MARA KENIA

Depressão x Saúde Bucal

05/05/2020 10h47 | Atualizada em 05/05/2020 10h49 1 comentario

Depressão x Saúde Bucal

Divulgação

Os transtornos de depressão e ansiedade deixam os pacientes com aspecto desanimado, sorrindo pouco, o que chamamos "sorriso amarelo " que  não se refere a cor dos dentes e sim ao aspecto do sorriso. Sem um acompanhamento especial, pacientes que sofrem desses transtornos podem ter sérios problemas que comprometem a saúde bucal.



Desmotivados e incapacitados por uma série de sintomas, muitos pacientes com esses transtornos negligenciam hábitos alimentares,  de higiene a as vezes recorrem ao tabagismo. Estas mudanças podem ser agravantes para a tendência de desenvolvimento de doenças periodontais, cárie, perda dentária entre outros danos causados pelo desprezo ou desinteresse no autocuidado.

As doenças periodontais, abrangem um grupo de doenças infecciosas conhecidas principalmente pela gengivite e periodontite, e são muito associadas à pacientes com depressão e ansiedade.  Isto se deve a fatores como altos níveis de cortisol no fluído gengival, que resultam em quadros de baixa imunidade, afetando a resposta dada à interação entre os biofilmes supra e subgengival, além de desinteresse e falta de higiene oral adequada, levando à formação de placa bacteriana e tártaro.

Outro agravante vem do uso de antidepressivos que podem gerar efeitos colaterais como a diminuição de saliva, causando infecções, cáries, fissuras entre outros. Além de poder acentuar os casos de bruxismo e apertamento.



O tratamento deve visar as causas da doença e não somente os seus efeitos na saúde bucal. Por isso a importância de ação multidisciplinar com dentistas, médicos, psicólogos entre outros profissionais.

A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso é essencial uma boa rotina de escovação e completa higiene oral, além da prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, convívio social, momentos de prazer e entretenimento.

Enfim cuidar da saúde bucal é essencial, pois a perda de dentes e de um sorriso bonito, podem ainda ser motivo de isolamento social, insatisfação e até de um processo depressivo.

 

Dra. Mara Kenia Dier 

CRO MT 2285

Harmonização Orofacial

Odontologia Estética 

(65) 3623-0096/98117-4024

Instagram @marakenia 

Facebook Mara Kenia Dier 

.


1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Excelente!

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE