PUBLICIDADE
WANIA MONTEIRO

Jejum intermitente e emagrecimento?

07/11/2019 09h53 | Atualizada em 12/11/2019 16h25 1 comentario

O jejum intermitente tem sido uma estratégia frequente para indivíduos que buscam a perda de peso. Como o nome sugere, o jejum intermitente alterna períodos de jejum com períodos de alimentação, seguindo um cronograma alimentar, sem restrições de alimentos. Mas quais são as evidências sobre a eficácia desta prática no emagrecimento? Ensaio clínico randomizado publicado pela revista JAMA comparou os efeitos do jejum intermitente, em oposição a uma dieta com restrição calórica, sobre a perda e manutenção do peso. Para tanto, 100 adultos com sobrepeso e obesidade foram divididos em 3 grupos (grupo jejum intermitente – JI, grupo restrição calórica – RC e grupo controle). O grupo JI seguia um protocolo de jejum em dias alternados (25% das necessidades energéticas em alguns dias e em outros, consumiam 125% das necessidades calóricas), enquanto o grupo RC consumia 75% das necessidades energéticas todos os dias. O protocolo teve a duração de um ano e as análises foram feitas na metade e final deste período. Como resultado, embora a taxa de abandono no grupo JI tenha sido alta, os participantes do grupo JI e do grupo RC apresentaram perda de peso semelhante (sem diferença estatística entre estes dois grupos) e maior do que o grupo controle. Os resultados deste estudo sugerem que tanto o jejum intermitente bem como a restrição calórica foram semelhantes no tocante à perda de peso. O que vale é sempre manter condutas distintas para cada tipo de pessoa. Atualmente temos várias estratégias alimentares como dieta low carb, jejum intermitente, restrição calórica, dieta paleolítica, etc, com uma anamnese bem detalhada do paciente poderemos indicar o que melhor se adequa à sua saúde e aos objetivos estabelecidos.



.


1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Quer emagrecer de uma vez por todas? Este programa irá ajudar você! Diga adeus aos quilinhos extras, acesse: hotm.art/5JL0Cq2Y

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE