PUBLICIDADE
EDMILSON EID

Festa dos santos

05/06/2019 13h24 | Atualizada em 13/06/2019 11h04

O mês de junho é marcado pelas Festas Juninas em todas as regiões do país, principalmente no nordeste e sudeste.



As celebrações homenageiam três Santos Católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Cada região celebra seguindo suas tradições juninas, como a sua cultura e costumes locais.

A fogueira, o mastro, a quadrilha, as bandeirinhas, balões, fogos de artifícios são elementos essenciais assim como a alegria, a dança, a euforia, a regionalidade completam a verdadeira Festa Junina. Os trajes caipiras é a exigência em todas as festividades.

O festival dos concursos da melhor quadrilha junina das cidades de Campina Grande, na Paraíba e Caruaru em Pernambuco, são destaques pelas suas criatividades e a beleza de suas vestimentas. A decoração dos ambientes onde ocorre o evento são transformados pela sua decoração geralmente com a utilização de materiais recicláveis e o colorido que atraem multidões de público regional, nacional e muitos estrangeiros.



O aumento do fluxo financeiro da região em todos os segmentos como a hotelaria, comércio e pontos turísticos. A exemplo da cidade de Caruaru é criada a Vila do Forró na arquitetura das cidades do interior, réplicas de casas simples, restaurantes, igrejas e outros elementos presentes no cotidiano regional.

Sempre embalados pelas músicas tradicionais, as quadrilhas dão brilho e alegria da festas, assim como os quitutes tradicionais, a fogueira, correio elegante, prisão, pau de sebo, balão, simpatias, barracas de premiação, fazem parte dos costumes das Festas Juninas.

A inclusão de elementos da vida caipira às festas são refletidas à sociedade como lembranças de um passado sempre presentes nas nossas memórias. Reviver os bons momentos dos festejos juninos é manter as tradições familiares para saudar os santos reverenciados.

Viva Santo Antônio!

Viva São João!

Viva São Pedro!

 

.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE