PUBLICIDADE
EDMILSON EID

Chuvas torrenciais

11/04/2019 14h42 | Atualizada em 11/04/2019 15h00

Chuvas torrenciais

Divulgação

As chuvas torrenciais que atingem várias regiões do país tem deixado toda a população em estado de alerta. Elas chegam de improviso sem deixar tempo para podermos nos proteger das águas furiosas, provocando um caos em todas as cidades.

Este fenômeno comum na natureza e a intensificação pela ação humana, são ocorrências

As enchentes ocorrem devido à falta de preocupação com os sistemas de drenagem. Os bueiros não são somente o vilão, o respeito com os detritos e entulhos criados pelo próprio homem são desviados aos rios, provocando a cheia deles.

Com o solo todo encharcado ocorrem os deslizamentos e quedas de áreas onde as invasões de moradores são totalmente proibidas. Estes desabamentos são fatores de demolições que invadem as ruas e avenidas contribuindo para a causa das grandes enchentes provocando o caos urbano.

Outras ações envolvem a construção de barragens e o desassoreamento dos rios, em que todos os sedimentos existentes no fundo dos cursos d´água são removidos, aumentando a sua profundidade.

Mas todas essas medidas são paliativas, ou seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente. A melhor forma de lidar com esse problema, na verdade é realizar uma devida prevenção, através da construção de sistemas eficientes de drenagem, a desocupação de áreas de risco, criação de reservas florestais nas margens dos rios, diminuição dos índices de poluição e geração de lixo, além de um planejamento mais consistente.

O problema das enchentes é crónico em muitas cidades brasileiras, com as inundações, além de danos materiais, podem provocar diversas doenças, tornando uma questão de saúde pública.

Preservas o nosso meio ambiente é sinal de respeito à natureza e a humanidade.

Ser consciente é dar mais valor à vida.

 

 

                                                     www.facebook.com/arqedmilsoneid

.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE