PUBLICIDADE
Edmilson Eid

Noites de fé

07/06/2018 07h30 | Atualizada em 06/06/2018 19h48 1 comentario

O mês de junho é o tradicional das Festas Juninas em todo o Brasil. Sua origem tem influência das culturas africanas e indígenas e por isso possui características peculiares em cada região do país.

Os santos populares lembrados no mês de junho fizeram destas datas as chamadas festas caipiras. Santo Antônio inicia estas comemorações no dia 12 de junho, é considerado o Santo Casamenteiro com várias promessas e desejos para ter uma união familiar.

Nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João, o santo mais popular deles que atrai milhares de pessoas que todos os anos festejam nas ruas. Em Campina Grande, no estado da Paraíba, é o evento que se tornou internacional pelas danças e concursos de quadrilha. Cada grupo com danças e coreografias diferentes e vestidos tipicamente caipiras que enchem os olhos.

A coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, na qual todos os pedidos de casamento são dedicados em promessas e compromissos.

O que não falta nas festas, chamadas de Arraial, são as comidas e bebidas típicas, barracas e salões decorados com bandeirinhas coloridas e balões. A fogueira também faz parte do cenário da festa, simboliza a proteção contra os maus espíritos.

Encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro, protetor dos pescadores e viúvas, guardião das portas do Céu e responsável por fazer chover na Terra. É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das Festas Juninas.

A alegria destes festejos envolve todo o mercado comercial especializado em produtos típicos para estas festas. Como os quitutes oferecidos tais como pipoca, paçoca, pé-de-moleque, canjica, algodão doce, cachorro-quente, milho cozido, pamonha, bolo de milho, curau, arroz-doce, cuscuz e tapioca, além do churrasquinho e outros pratos típicos. Bebidas como vinho quente e quentão que aquecem todos os festeiros durante toda a festa caipira.

É muito importante o formato das fogueiras: a quadrada é de Santo Antônio, a redonda, de São João e a triangular, de São Pedro.

Vamos deixar tudo de lado, esqueça os seus problemas e acredite nos seus pedidos de proteção a esses Santos Padroeiros.

Viva Santo Antônio!

Viva São João!

Viva São Pedro!

1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. At a closer glance, every detail of omega replica watches the new marine timepiece shows an uk replica watches endless stream of vitality, but also the design of watches rolex replica a military medal. Whether it is ivory or black models, it reveals a sense of replica watches classical fashion and gives people an immediate impression.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE