PUBLICIDADE
Rosemar Coenga

Crianças em guerra

17/05/2018 08h16 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00 1 comentario


Deborah Ellis é uma ativista ligada aos movimentos feminista e pacifista, Ellis já teve suas obras traduzidas em 17 línguas, tendo-se tornado internacionalmente conhecida no Brasil pela publicação de “A viagem de Parvana: mais histórias de uma garota afegã” (2006) e “A outra face: história de uma garota afegã” (2009), ambos publicados pela Editora Ática. As obras são resultado de uma viagem ao Afeganistão que a autora fez em 1997, retratam as aventuras de uma menina afegã chamada Parvana, e estabelecem uma reflexão sobre a condição feminina num país dilacerado pela guerra e conduzido pelo fundamentalismo islâmico dos talibãs.

Parvana, a adolescente afegã que se travestiu de menino para poder ajudar a família sem despertar suspeitas durante o regime do Talibã, acaba de perder seu pai. Sozinha e desamparada, percorre o país para reencontrar sua família em meio a cidades e lugarejos destruídos pelos conflitos, desolados pela pobreza e marcados pela desesperança. No caminho, encontra um bebê, um garoto mutilado e uma órfã. Juntos, eles passam por diversos lugares devastados, repletos de miséria e falta de esperança.

Para a sua criação, a autora se inspirou em depoimentos recolhidos em campos de refugiados no Paquistão, país vizinho ao Afeganistão. O objetivo de Ellis era desencadear o debate sobre regimes totalitários, igualdade de condições entre homens e mulheres e outros temas relevantes sem, no entanto, abandonar o tom intimista e a qualidade literária.

Segundo a premiada escritora brasileira Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras, Ellis teve sucesso em sua empreitada ao abordar com simplicidade um tema tão importante quanto a diversidade cultural e os direitos das mulheres. Para Ana Maria, a linguagem do livro "não é de jornalista, nem de professora, nem de quem esteja fazendo um discurso político. É sempre o tom de quem conta bem uma história, de perto, colada na personagem. E, apesar disso, informa, ensina e desperta a solidariedade".

1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. We can see here for the sims mobile cheats online and it is good to get the cash of sims here.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE