PUBLICIDADE
Wania Monteiro de Arruda

Feliz Natal e Ano Novo cheio de bons hábitos alimentares

07/12/2017 08h13 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00


As festas de fim de ano costumam comprometer a alimentação saudável. Além dos quilinhos a mais, o abuso de comidas calóricas e bebidas alcoólicas no Natal e no Ano Novo podem desestabilizar o organismo, mas é possível fugir dos excessos. É importante realizar uma ceia saudável e equilibrada e que, acima de tudo, possa ser gostosa e harmoniosa. Aprenda algumas dicas para caprichar nas festas com mais saúde. Use sua criatividade para criar novos pratos sem perder a identidade original deles. Por exemplo, substituir as rabanadas fritas por assadas, introduzir legumes e ervas ao arroz, a tradicional farofa pode ser de quinoa e chia ou de farinha de aveia e de amêndoas, fica uma delícia e garante a qualidade nutricional.

Entradas, petiscos, saladas com hortaliças, frutas e sucos naturais são fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos.  É a perfeita combinação do gostoso com o saudável. O assado que é a atração principal da noite pode ser  o peru, que é uma ótima opção de carne magra, fonte proteica com baixo teor de gordura. O chester, carne magra e saborosa, considerado também uma boa fonte de proteínas. Sementes como nozes, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteínas e minerais. Esses alimentos contêm alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas que potencializam seus efeitos benéficos à saúde. Uma alternativa saudável e saborosa é acrescentar um mix de cereais integrais nos pratos da ceia como nozes, quinoa e lascas de amêndoas no arroz, por exemplo.

As frutas são mais bem-vindas do que os doces, mas quem não consegue festejar sem os mesmos, que tal trocar por uma compota com frutas frescas e secas? Além de serem deliciosas, são menos calóricas do que tortas, cremes, chantili, dentre outros. Agora que você já sabe como adotar pratos mais saudáveis para sua ceia, é importante que isso aconteça em todas as refeições ao longo de todo o ano que está por vir. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas.

Aventure-se pelo mundo dos sabores, experimente alimentos novos e saudáveis, crie seus pratos e tenha saúde ao longo de 2018.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE