PUBLICIDADE
Beatriz Formighieri

Fiz cirurgia bariátrica e agora?

14/11/2017 07h54 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00


Muitos pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica e perderam muito peso, ficam com excesso de pele e buscam um cirurgião plástico para a remoção.

Os planos de saúde costumam autorizar a dermolipectomia abdominal (retirada de excesso de pele do abdome) que está prevista no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde), porém, muitos pacientes necessitam de cirurgias reparadoras em outras partes do corpo como pernas, mamas e braços, visto que alguns perdem de 40 a mais de 50 quilos, nestes casos, por vezes, somente uma cirurgia plástica, não é o suficiente para se dar um contorno corporal satisfatório.

Em geral os procedimentos mais realizados são a abdominoplastia (retirada do excesso de pele da barriga), lipoaspiração e a mamoplastia (para reduzir a mama e/ou retirar a flacidez), seja feminina ou masculina. Outros procedimentos realizados são a cruruplastia ( remoção do excesso de pele das coxas), braquioplastia (remoção do excesso de pele nos braços e no tchauzinho), ritidoplastia (cirurgia de rugas da face) e a torsoplastia (promover uma elevação de toda região dos glúteos, aumentando sua projeção e diminuindo a flacidez).

Essas cirurgias, pela sua extensão, devem ser feitas em várias etapas até que se atinja o contorno corporal almejado.

É recomendado que o paciente que é ex-obeso também mude seus hábitos para manter o peso e a nova forma corporal. Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regulares são fundamentais.

Vale lembrar que a cirurgia plástica, pós cirurgia bariátrica, deve ser feita somente após o paciente estabilizar o peso, o que em geral ocorre por volta dos 24 meses após a bariátrica, e após a devida liberação do cirurgião de obesidade.

Procure um cirurgião plástico que tenha registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que sua cirurgia seja feita com um profissional habilitado.

** Beatriz Formighieri é cirurgiã plástica com especialização em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade, pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui (Sp) com Fellow em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade pela Universidade da Califórnia (USA). Possui ainda, pós graduação em Cosmiatria pela FMABC (Sp). Atendimento na Clínica Médica do Exercício Físico (CMEF) , no Centro Vida Diagnóstico e Saúde e Gastro MT  - CRMSP 141293 e CRMMT 7270. 

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE