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WANIA MONTEIRO DE ARRUDA

Café da manhã, opções saudáveis

09/09/2017 06h00 | Atualizada em 06/09/2017 08h38


Após horas de jejum, o corpo necessita de vitaminas, minerais, fitoquímicos e energia para começar um novo dia. O rodízio dos alimentos, ou seja, a variedade dos mesmos é muito importante. Nossas células se renovam a cada dia e cada célula necessita de 44 nutrientes diferentes por dia, imagine então quando ingerimos todos os dias a mesma coisa, nosso corpo padece de falta de nutrientes, como, por exemplo, se tomarmos todos os dias café com leite e açúcar e pão francês com manteiga , o pão francês é constituído por farinha de trigo branca que é um carboidrato refinado de alto índice glicêmico, e será necessária grande produção de insulina para captar o excesso de carboidrato que será levado para o fígado.

A manteiga é uma gordura saturada que, junto com o carboidrato refinado do pão, sobrecarrega o fígado. O café com açúcar é mais carboidrato refinado sendo bombardeado para o fígado. Além disso, estes alimentos são pobres em vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras. Para começar bem o dia, você precisa de frutas, verduras, carboidratos complexos (integrais), fibras, líquidos (você passou horas desidratado), gorduras boas e proteínas. Algumas opções saudáveis para o seu café da manhã são os sucos de frutas com vegetais como, por exemplo, suco de fruta com couve, suco de beterraba, suco de cenoura, suco de frutas com inhame.

Boas opções de carboidratos complexos são pão 100% integral ou de fermentação natural ou batata-doce ou mandioca ou cará ou inhame ou bolo caseiro integral ou tapioca (atenção aos recheios: procure adicionar recheios com proteínas e gorduras para reduzir o índice glicêmico da tapioca, como patê de tofu, hummus, ovos mexidos, frango, sardinha, carne magra – boas fontes de proteínas). Pode regar o pão ou as raízes (mandioca, cará, inhame, batata-doce) com azeite extravirgem que é uma gordura boa ou óleo de coco. Pode usar o abacate e as castanhas que também são boas fontes de gordura.

Para facilitar, você pode fazer os cubinhos de frutas e cubinhos de legumes. Como, por exemplo, os cubinhos verdes, bata 2 xícaras de couve picada + 1 xícara de agrião picado + ½ xícara de salsinha + ½ xícara de hortelã no liquidificador com 1 litro de água filtrada e coloque nos cubinhos de gelo para congelar. Cubos de legumes, cenoura e beterraba, abobrinha verde e cenoura, beterraba e inhame etc., pode usar os tipos mais variados possíveis de legumes e folhosos e raízes. Na hora é só bater com água e está pronto com delicioso e nutritivo suco. Para adicionar-lhe fibras pode usar linhaça, chia aveia, por exemplo: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas dentro da geladeira. Depois de virar um gel, bata todo o conteúdo no suco de fruta. 


Lembre-se que fazendo uma mudança por dia, ao final de um ano você terá 365 mudanças!
 

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