PUBLICIDADE
CARLINHOS CORREA

Personalidades cuiabanas

14/07/2017 08h22 | Atualizada em 14/07/2017 08h27


Personalidades cuiabanas

Das bênçãos do Padroeiro de Cuiabá Senhor Bom Jesus de Cuiabá, dos bailados das palmeiras imperiais, poucas existem no centro urbano, das pessoas com suas personalidades marcantes, o que identifica a cara da nossa querida terra-mãe, a Cuiabá acolhedora com seu calor humano. Se pensar bem, cada um pensa em celebrar Cuiabá de diversas formas. Se analisarmos bem, podemos citar nomes que fizeram e fazem parte da história da cuiabanidade, deixando suas marcas com as pegadas de ouro. Se fizermos uma votação de personalidades que são a cara de Cuiabá, surgirão vários nomes e dúvidas que mexem com a consciência de muitos nessa grandeza da escolha. Vou citar alguns nomes que para mim eu acho personalidades cuiabanas: Rita Generosa Muller Pereira da Silva, Martha Arruda, Jean Biancardini, Professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, Leila Malouf, Otaviano Costa, Nilson Arruda (Baico), Conceição de Paula, Carlina Maria Rabello Leite, Lurdinha de Oliveira Nigro, Gabriel Novis Neves, Domingas Leonor da Silva (Flor Ribeirinha) são pessoas que se identificam bem com os quatro costados da cuiabania.

Perdendo essência

É triste, mas é realidade. Aos poucos as nossas doceiras que viviam no centro urbano estão acabando, é muito preocupante que ninguém do ramo de seus familiares siga essa tradição de doceiras cuiabanas famosas. Antigamente, os nossos quintais eram recheados de árvores frutíferas, então as pessoas colhiam os frutos para uma boa tachada de doce, com vários sabores que recendiam as nossas ruas com o cheiro agradável. Seu cultivo dos quintais era de: manga, caju, mamão, goiaba, laranja, limão, figo, mangaba, abóbora e batata-doce, não se esquecendo também da fabricação dos licores caseiros. Me lembro bem de tantas primeiras- damas do Estado e do Município, elas davam suporte às nossas doceiras, abrindo até escola de culinária na arte do preparo dos doces típicos da terra. Que saudade! De dona Maria Lygia de Borges Garcia, Professora Isabel Coelho Pinto de Campos, Ione de Azevedo Campos, Darci Leite de Barros, Teté Bezerra, Lucimar Campos e Thelma de Oliveira, elas sempre se preocuparam que um dia esses doces podiam perder a sua essência.

Pratos ‘a cara’ de Cuiabá

Falar na vasta gastronomia cuiabana é viajar no festival de iguarias da boa mesa, com uma variedade de menus de encher os olhos de beleza e do paladar da gula. Perguntaram-me: qual é o prato que é a cara de Cuiabá? Todos os pratos identificam a nossa rica gastronomia, por exemplo: maria-isabel, carne seca com banana verde, pacu assado recheado com farofa de couve, pacu seco com arroz, bagre ensopado com pirão, arroz com pequi, ventrecha de pacu frito, mojica de pintado com mandioca, farofa de banana da terra, macarrão de gamela, revirado cuiabano, escaldado e outras delícias que são os pratos ‘a cara’ de Cuiabá. Se fizermos uma votação com os apreciadores da boa mesa, seria difícil escolher as variedades com tanto sabor e com paladar apurado. Não se esquecendo do bolo de arroz, francisquito e o bolo de queijo, dando destaque ao nosso pé de moleque feito com rapadura e a cocada branca de coco ralado fresco. Então, tem dúvida dos pratos que são ‘a cara’ de Cuiabá?

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE