Sábado, 29 de Abril de 2017
EDMILSON EID

VENDE-SE OU ALUGA-SE

Estamos passando por momentos em que o erro não pode ser maior que o acerto. São questionamentos ...

 

Estamos passando por momentos em que o erro não pode ser maior que o acerto. São questionamentos que penduram por muitos séculos, e temos que analisar muitas vezes o que pretendemos em nossas vidas.

O sonho da casa própria é um dos desejos que a maioria da população busca conquistar e, com tantas ofertas que o mercado imobiliário oferece, as tentações aumentam.

É preciso muita pesquisa e atenção quando pensar em realizar esse desejo. As opções são muitas, desde imóveis novos, usados e terrenos.  Muita atenção quando for comprar um imóvel. Atualmente para reformar um apartamento, por exemplo, é necessário um profissional responsável pela obra e entregar toda a documentação da reforma para o condomínio do prédio. Isso inclui projetos de arquitetura, elétrica e hidráulica, quando houver modificações nas paredes e pontos das redes de água e energia. Memoriais descritivos e dos documentos de responsabilidade pela obra, seja RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) emitido por arquitetos, ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por engenheiros. Sem essa documentação, é grande a probabilidade de que a obra não seja autorizada ou até mesmo embargada.

Na nova paisagem urbana o que nos chama a atenção é a quantidade de placas de Vende-se ou Aluga-se, tanto em imóveis residenciais quanto em comerciais. Além dos valores negociáveis, é importantíssimo o estado de conservação do imóvel e um levantamento real dos custos para uma reforma que venha a atender suas necessidades físicas e financeiras.

Em caso de demolição total do imóvel, a nova construção deve obedecer à legislação atual. Além disso, é necessário cumprir todos os demais itens exigidos para a execução da obra, como recuo frontal, recuos laterais, recuo de fundo, área permeável, taxa de ocupação do terreno, área máxima construída, entre outros. Mais uma vez se faz necessário e aconselhável a contratação de um arquiteto ou engenheiro, para saber com exatidão todos os passos para atender às normas vigentes.

A definição da localização e dos acessos são pontos primordiais na escolha do imóvel devido à sua valorização futura.

www.facebook.com/arqedmilsoneid

Edmilson

Edmilson Eid

Edimilson é arquiteto, festeiro oficial da Praça Popular e escreve semanalmente a coluna Tendências no Circuito Mato Grosso.

COMENTAR